O raio x dos estúdios continua na Zona Sul
em O Dia / Panorama Imobiliário, 16/agosto
Empresas investem na tipologia com projetos em Ipanema e Arpoador.
Para fechar a semana, a coluna continua com o mapeamento dos projetos de estúdios na Zona Sul que, como explicado, concentra boa parte destes empreendimentos. De acordo com Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio (Sindicato da Habitação), o segmento vem sendo um dos pilares do aquecimento do mercado imobiliário carioca. “Eles vêm ao encontro de uma tendência de novas composições de arranjos familiares, de apartamentos menores e funcionais. Estes produtos são muito bem instalados, com infraestrutura e tecnologia, além acesso ao metrô e outros meios de transporte. Tudo isso atrai um público de investidores”, analisa Schneider.
Ele lembra que o boom de estúdios já aconteceu em outras cidades do Brasil, principalmente em São Paulo e que agora chega com força ao Rio de Janeiro. “São projetos com um bom custo-benefício e é o que vem hoje movimentando essa metade de ano do mercado imobiliário”, complementa o vice-presidente do Secovi Rio. Para ratificar o movimento, pesquisa do sindicato aponta que de 2020 a 2024, foram lançados 6.385 imóveis com este perfil na cidade.
Em Ipanema, por exemplo, o Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário está lançando o Be.in.Rio Nascimento e Silva 387, quinto no bairro da coleção Be.in.Rio, criada exclusivamente para a tipologia de estúdios. "O Rio voltou a ter eventos quase todos os meses, o que estimula o turismo e a locação de temporada ao longo do ano, não mais apenas no Carnaval e Réveillon. A coleção deu tão certo que temos clientes que compraram em mais de um prédio do Be.in.Rio, seja para morar ou investir", afirma Marcelo Naidich, gestor do fundo. O Be.in.Rio Nascimento e Silva 387 tem 59 unidades, além de minimercado, espaços delivery e fitness, maleiro e coworking, e lazer no rooftop. O Valor Geral de Vendas (VGV) é de mais de R$ 110 milhões
Também em Ipanema, a SIG Engenharia conta com projetos pelo segmento. O OUI Ipanema Studios, na Rua Visconde de Pirajá, 23, tem 39 unidades entre estúdios e double estúdios. As metragens variam de 28 a 86 m². Outro exemplo da empresa é o IPA Studio Design, retrofit do antigo Hotel Everest, que fica à beira da Praia de Ipanema. São 190 apartamentos de 39 a 111 m². “Investir em estúdios com localização estratégica em geral é uma boa opção por apresentar preços mais atrativos e acessíveis, o que somado a um custo de manutenção mais baixo, gera um potencial de rentabilidade mais alto para os investidores. Ipanema, além de ser uma região com alta valorização de imóveis, é um destino procurado por pessoas que viajam a trabalho e a lazer, aumentando o interesse de investidores pelo local”, observa Thelma Muniz, gerente de Incorporação da SIG Engenharia.
A Balassiano Engenharia também está atenta a essa tendência e prepara para setembro um lançamento de estúdios no Arpoador com 156 unidades e serviços de hotel. A expectativa é alcançar um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 200 milhões.
Ver online: O Dia / Panorama Imobiliário