O sonho da casa própria tem risco de virar pesadelo
em Extra - Morar Bem, 23/março
Problemas da obra podem se transformar em dor de cabeça para o comprador, que deve vistoriar o imóvel antes de pegar as chaves.
Comprar um novo imóvel é o sonho de muitos brasileiros, mas surpresas desagradáveis escondidas entre as paredes podem transformar a jornada em um pesadelo. Infiltração e vazamento de água são exemplos que podem trazer transtorno ao novo proprietário e transformar um momento de alegria em motivo de desânimo. No segmento econômico, essa questão é levada muito a sério: antes e depois da entrega das chaves, existe um procedimento específico que as construtoras usam para minimizar possíveis desconfortos.
Na Riviera Construções, a entrega das unidades é cuidadosamente organizada pela empresa para garantir um processo tranquilo ao futuro morador. A vistoria técnica feita por blocos é agendada previamente com o comprador, garantindo um atendimento personalizado e sem aglomerações. Após a entrega das chaves, uma equipe especializada fica disponível para dar suporte caso haja necessidade de ajuste ou dúvidas a respeito do imóvel.
Segundo Juliane Gonçalves, coordenadora de Vendas da construtora, se o cliente identificar qualquer problema em sua unidade, ele deve entrar em contato diretamente com o setor de assistência técnica da construtora. O prazo para resolução pode variar de acordo com o tipo de reparo necessário.
— Temos canais de comunicação via e-mail e redes sociais. Nos primeiros 45 dias após a entrega das chaves, uma equipe nossa permanece no condomínio para dar agilidade à solução de qualquer problema que venha a ocorrer — explica.
Diretor da The INC, Thiago Soares sugere que, antes de tomar posse das chaves, o futuro morador verifique pintura e pisos, portas e janelas, elétrica e hidráulica, além de louças e metais. Qualquer vício aparente (aqueles que são identificados visualmente) deve ficar registrado na vistoria para que a construtora faça os reparos antes da entrega definitiva do imóvel. Segundo ele, se o cliente não reclamar dentro do prazo, pode perder o direito ao reparo gratuito.
— Em casos graves, o cliente ainda pode buscar seus direitos judicialmente, mas será mais difícil comprovar que o problema é de responsabilidade da construtora. Os defeitos mais comuns incluem falhas na pintura, pisos soltos, portas desalinhadas, vazamentos e tomadas sem energia — elenca o diretor.
Soares afirma que a tecnologia tem sido uma aliada nesse processo, e as construtoras têm desenvolvido aplicativos para possibilitar ao morador relatar problemas e fazer a entrega digital da documentação, o que ajuda a agilizar o processo.
No app da MRV, o morador pode informar os pontos a serem verificados e agendar a visita da equipe técnica, que, inclusive, pode ser feita de forma remota. A empresa batizou de Entrega dos Sonhos o evento que marca o dia mais esperado pelo comprador — a equipe de obra recebe os clientes, entrega as chaves e orienta detalhadamente como usar o manual de garantia do imóvel e como proceder para a abertura de chamados de garantia caso sejam necessários.
Vasco Rodrigues, CEO da Incorporadora Fator Realty, diz que um bom programa de qualidade durante a fase de construção pode reduzir as chances de falhas e pedidos de revisões após a entrega das chaves. O setor de qualidade é responsável por acompanhar os serviços antes e durante a execução das obras, garantindo a rastreabilidade de materiais e serviços. Para ele, é importante que os interessados comprem imóveis de empresas que tenham uma boa estrutura operacional.
— É preciso ter certeza de que a construtora será capaz de prestar uma boa assistência técnica quando a obra for entregue, pois há problemas que não são detectados nem mesmo por excelentes técnicos, por se tratar de vícios ocultos —ressalta Rodrigues.
Vistoria profissional evita problemas futuros
Empresas especializadas prestam serviços de check-up em imóveis novos ou usados
No mercado já existem soluções que podem ser contratadas para trazer tranquilidade ao futuro proprietário, garantindo que o imóvel, novo ou usado, esteja em perfeitas condições quando for entregue. Uma delas é a Check Up Lar, empresa da Europe Assistance, que oferece serviços a quem acabou de comprar um apartamento ou uma casa.
A equipe de vistoria da empresa verifica as instalações elétricas, hidráulicas e estruturais; faz reparos como troca de tomadas, consertos pequenos e ajustes em fechaduras; dá dicas para manter o imóvel em bom estado; identifica e previne possíveis problemas.
— Esse serviço ajuda a evitar dores de cabeça futuras, permitindo que qualquer ajuste necessário seja feito antes da ocupação do imóvel em novos empreendimentos ou em prédios antigos. O procedimento para resolver os problemas identificados durante a inspeção varia de acordo com o que for encontrado pelos vistoriadores — diz Edmara Pinho, gerente de Marketing e Produtos da Europe Assistance.
Bruno Gouvea, coordenador da Cipa Síndica, ressalta que todo o processo de inspeção pode ser melhorado pelas construtoras e pelas administradoras, com vistorias mais rigorosas e checklists mais detalhados, o que ajuda a evitar problemas posteriormente.
— Nos últimos anos, as vistorias evoluíram e estão mais eficientes, principalmente pelo uso da tecnologia e pelo acompanhamento por parte de construtoras e clientes nesse processo.
Ver online: Extra - Morar Bem