Unidades próximas a modais de transporte têm alta liquidez

em Extra - Morar Bem, 23/fevereiro

Mobilidade facilitada atrai os compradores, que podem dispensar o carro nos deslocamentos entre a moradia e o local de trabalho: economia de tempo e dinheiro.

A busca por terrenos próximos a modais de transporte tem sido uma prioridade para muitas construtoras que veem a localização de seus lançamentos como sinônimo de liquidez nas vendas. A demanda por projetos que ofereçam mobilidade vem crescendo, e bairros das zonas Norte e Oeste servidos por estações de metrô, trem e BRT lideram a preferência do público.

De quebra, esses empreendimentos acabam contribuindo para a redução do volume de carros nos bairros em que estão localizados — um fator impulsionado pela aprovação recente da lei que desobriga as construtoras de oferecer vagas de garagem para 100% das unidades em empreendimentos próximos a modais de transporte de alta capacidade (trem e metrô).

A medida traz vantagens para as empresas, que conseguem aproveitar melhor o terreno e oferecer um número maior de unidades; e para o cliente, que é beneficiado pelo valor mais em conta dos imóveis. A redução média no preço de um apartamento sem vaga de garagem é de R$ 15 mil.

A MRV pretende entregar neste semestre o Spazio Life, a três minutos da estação do metrô de Colégio, que já está com 96% das 256 unidades vendidas. Em 2026, a empresa deve entregar o Primor Carioca, a três minutos a pé da estação do metrô de Inhaúma; e, em 2027, o Reserva Redentor, a dez minutos da estação de Triagem.

— Projetos que não exigem longos deslocamentos de carro contribuem para o tráfego e ajudam a tornar a cidade mais sustentável. Além disso, favorecem a ocupação inteligente do espaço urbano, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e acessível para diferentes camadas da população — comenta Thiago Paiva, gerente de Trade Marketing da MRV.

A Tenda, que aposta em empreendimentos próximos ao sistema BRT, lançou em 2024 o Reserva Carioca, em Campo Grande, a poucos metros das estações Ana Gonzaga e Inhoaíba. Outro lançamento é o Soul Taquá, na Taquara, bem próximo ao BRT Outeiro Santo; e o Recanto das Flores I e II, que fica a 450 metros da estação de Campinho.

—A nova legislação trouxe avanços importantes para viabilizar projetos econômicos próximos a sistemas de transporte. A maioria dos lançamentos planejados para este ano terá esse diferencial, principalmente na Zona Norte, região com oferta de todos os modais — conta Patrick Pierro, gerente Regional da Tenda no Rio de Janeiro.

A Direcional também tem lançamentos próximos a corredores de BRT e estações do metrô, como Reserva Sol, Viva Vida Recanto Clube e a série Conquista: Florianópolis, Norte Clube e Max Norte. Felipe Macedo, gerente Comercial da empresa, diz que nem sempre esses empreendimentos têm mais liquidez.

— Há mais demanda por unidades próximas a modais de transporte, pois isso facilita a mobilidade dos clientes e reduz o tempo gasto no trânsito. Mas trata-se de uma avaliação qualitativa, que varia de produto para produto, e da necessidade das famílias que estão adquirindo um imóvel — explica.

O Grupo CTV tem o Star Residencial Exclusivo, localizado a cerca de seis minutos a pé da estação do metrô de Irajá. Segundo o diretor Comercial e de Marketing, Guilherme Mororó, a construtora lançará mais dois empreendimentos na Zona Norte no segundo semestre, além do CTV Sunny, próximo à estação de trem do Engenho de Dentro.

— Esses novos projetos foram planejados levando em consideração a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores — ressalta.

Para a gerente de Produto da Novolar,Carla Siqueira, a proximidade com modais de transporte é uma questão importante, mas encontrar terrenos disponíveis com essas características é também um desafio.

— A distância entre os empreendimentos e sistemas de transporte ajuda a viabilizar o projeto, mas essas áreas são mais caras e muito demandadas.

Calculadora mede o tempo gasto nos trajetos

Método considera ainda a redução na emissão de CO2 em deslocamentos curtos

A Cury Construtora lançou no ano passado uma calculadora que acessa a base do Google Maps para informar o tempo que os clientes levam para se deslocar da residência atual até o local de trabalho e mede a redução na emissão de CO2 em trajetos mais curtos devido à proximidade dos condomínios com os meios de transporte.

No Orla Mauá, residencial da construtora na Avenida Venezuela, no Centro, a ferramenta contabilizou um ganho médio de 585 dias em deslocamentos e a redução da emissão de oito toneladas de poluentes na atmosfera durante 30 anos. O cálculo levou em conta o perfil dos compradores do empreendimento.

— É um excelente argumento de venda para o corretor mostrar ao cliente a economia de tempo até o local de trabalho e o quanto isso reduz a emissão de carbono. O comprador pode escolher seu imóvel com informações mais claras e precisas de seus trajetos — diz Leonardo Mesquita, vicepresidente da Cury.

Para Ricardo Ranauro, CEO da Calper, morar próximo a transportes públicos ajuda a criar um ambiente mais sustentável na cidade. Os seis lançamentos da construtora desde 2018, que ficam a cinco minutos a pé do BRT do Recreio Shopping, tiveram todas as unidades vendidas em quatro meses. A liquidez também foi observada em projetos na Barra Olímpica, próximos a uma estação de BRT.

— Ter acesso ao transporte público reduz a dependência de carros, ajudando a diminuir o trânsito e a emissão de poluentes, o que acaba contribuindo para a sociedade como um todo.