
DATA PORTO: Região Portuária ganhará instituto de pesquisa para acompanhar mudanças e crescimento
em Diário do Rio, 17/fevereiro
Por conta da transformação repentina que a região vem passando, a Zona Portuária do Rio começará muito em breve a contar com seu próprio instituto de pesquisa, o DATA PORTO. O objetivo é realizar um levantamento detalhado dos bairros que compõem toda a baixada portuária, incluindo os bairros do Santo Cristo, Saúde e Gamboa. Com o aumento extraordinário previsto na população, especialmente com a construção de novos prédios residenciais na área, a ideia é levantar questões que ainda impactam a região e formalizar a injeção populacional e econômica que o local está vivenciando.
Móveis planejados atraem clientes aos estandes de venda
em Extra - Morar Bem, 16/fevereiro
Oferecer móveis planejados de brinde para os compradores é um tipo de campanha comum entre as construtoras do segmento econômico. A ação é sempre uma boa pedida para liquidar estoques de unidades em empreendimentos já entregues — mas as empresas estão apostando nessas iniciativas também para atrair mais clientes aos estandes de lançamentos. Quem compra imóveis no lançamento ganha o mobiliário de todo o apartamento ou de algum cômodo — geralmente cozinha ou varanda gourmet.
Projetos imobiliários no Rio unem passado e futuro
em O Globo / Morar Bem, 16/fevereiro
Quem caminha pelas ruas do Rio de Janeiro atento aos casarões e aos prédios antigos que resistem ao passar do tempo pode nem se dar conta de que esse imóveis trazem a história de quem os construiu e ainda ajudam a contar como uma cidade se desenvolve. Muitas dessas pequenas histórias do cotidiano estão voltando a encantar os cariocas com a onda de projetos imobiliários que recuperam o brilho de antigos casarões e fazem deles o ponto de partida para residenciais contemporâneos. A recuperação de imóveis antigos — nem todos tombados, mas sempre importantes para a arquitetura da cidade — vem mudando aos poucos a cara do Rio. Aqui e ali, as belas mansões do passado voltam a ganhar novos usos e destaque na paisagem urbana.
Marcelo Alves entrevista Alexandre Leibovici , CEO da Visione Engenharia
em TV Correio da Manhã, YouTube, 16/fevereiro
O Programa "Marketing & Business com Marcelo Alves" entrevista Alexandre Leibovici , CEO da Visione Engenharia.
Café com Investidor #105 - Gustavo Rassi, sócio da Cy Capital
em Neofeed, Podcast, 14/fevereiro
A Cy Capital, gestora controlada pela Cyrela, atua em crédito, galpões logísticos e está entrando em desenvolvimento residencial. Agora, começa a olhar para lajes corporativas.
Mercado imobiliário cresce e FIIs estão em baixa, mas há possibilidades de boas rentabilidades com os fundos imobiliários, avalia especialista
em Monitor Mercantil, 14/fevereiro
O mercado imobiliário apresentou um crescimento significativo ao longo de 2024. A pesquisa Fipezap revelou que o preço dos imóveis cresceu 7,7%, superando a inflação de 4,64%, conforme estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O índice é o maior desde 2013. Além disso, houve um crescimento de 4,1% no setor de construção civil, com a geração de 230 mil novas vagas formais apenas de janeiro a outubro.
Leilões, Valorização e Recordes: O Que Está Movimentando o Mercado Imobiliário
em Revista Capital Econômico, 15/fevereiro
O mercado imobiliário está em constante transformação, impulsionado por fatores como demanda habitacional, oferta de crédito e variações econômicas. Em determinadas situações, propriedades são vendidas por valores surpreendentes, seja por descontos expressivos ou pela valorização acelerada em regiões específicas. No Brasil e no exterior, algumas transações chamaram atenção recentemente. Enquanto leilões oferecem imóveis com preços reduzidos, determinados bairros registram alta valorização do metro quadrado. A seguir, destacamos exemplos de movimentações que refletem o dinamismo do setor.
A crise habitacional dos Boomers: por que o pior ainda está por vir
em Estadão, 14/fevereiro
Uma seleção de sortudos baby boomers aparentemente ganhou no mercado imobiliário, mas eles ainda não encontraram seu chefe final – a elusiva casa de repouso. A geração está envelhecendo em uma infraestrutura desgastada, e parece que as casas para idosos estão mal equipadas para lidar com a classe que chega. O que uma vez foi um excesso de oferta tornou-se uma escassez, conforme o Wall Street Journal adverte sobre uma falta no horizonte. Se a taxa atual de desenvolvimento permanecer a mesma, apenas 191.000 novas unidades habitacionais serão adicionadas até 2030 – aquém das 560.000 necessárias para acolher a população que envelhece, informa o serviço de dados NIC MAP ao Journal.
Reforma Tributária na Construção Civil: O Desafio da Previsibilidade
em A Gazeta, 13/fevereiro
A construção civil, especialmente a incorporação imobiliária, é uma atividade peculiar dentro da economia. Diferente de outros setores, seus projetos são de longo prazo, muitas vezes exigindo anos entre o planejamento, execução e entrega do empreendimento. Por isso, mais do que outros segmentos, a previsibilidade tributária é um fator essencial para a sua estabilidade e crescimento.