Móveis planejados atraem clientes aos estandes de venda

em Extra - Morar Bem, 16/fevereiro

Campanhas das construtoras preveem oferta de mobiliário similar ao encontrado nos decorados.

Oferecer móveis planejados de brinde para os compradores é um tipo de campanha comum entre as construtoras do segmento econômico. A ação é sempre uma boa pedida para liquidar estoques de unidades em empreendimentos já entregues — mas as empresas estão apostando nessas iniciativas também para atrair mais clientes aos estandes de lançamentos. Quem compra imóveis no lançamento ganha o mobiliário de todo o apartamento ou de algum cômodo — geralmente cozinha ou varanda gourmet.

Essas campanhas são formatadas em parceria com empresas de marcenaria que atendem os clientes das construtoras. Eles ganham vouchers com determinado valor para comprar os móveis na loja. Para Guilherme Mororó, diretor Comercial e de Marketing do Grupo CTV, essa é a melhor forma para não engessar a escolha dos futuros moradores.

— Em geral, esse voucher é dado ao cliente que fecha a compra de um apartamento e tem um valor determinado para a compra de móveis para um cômodo. Mas, se quiser, o cliente pode incrementar esse valor e mobiliar outros ambientes — informa Mororó.

A CTV lançou em agosto do ano passado o Sal Rio Residencial, na Pedra do Sal, na Região Portuária do Rio, quando essa campanha de móveis planejados estava no ar. Hoje, o empreendimento — que é um retrofit do antigo prédio da Companhia Docas do Rio de Janeiro — está com 90% das 160 unidades vendidas.

A ação agora será replicada em um novo lançamento, o RG Residencial, no Recreio. Quem fechar a compra de unidades no empreendimento ganhará móveis planejados para a cozinha ou a varanda gourmet. O projeto de médio padrão, que tem previsão de ser lançado no final de março, terá apartamentos de dois e três quartos, com 67 e 92 metros quadrados, respectivamente.

A MP Construtora também acabou de finalizar uma campanha nesses moldes no Exclusive Noronha 2, em Niterói. Quem comprou uma unidade no lançamento ganhou móveis para a varanda gourmet. Segundo Gesiel Dias, gerente de Marketing da empresa, a ação fez muito sucesso e alavancou as vendas do empreendimento.

— A MP sempre promove ações em parceria com a Italínea Pétala, em períodos de lançamento ou campanhas específicas, para beneficiar os clientes com algum móvel planejado. É o mesmo tipo de mobiliário que está no apartamento decorado e que é cobiçado pelos clientes. Oferecemos móveis para cozinha, banheiro e varanda gourmet — comenta Dias.

A parceria com uma empresa especializada no ramo de planejados, segundo ele, é um diferencial. Antes da entrega do imó- vel, ela já tem as medidas e desenha as peças, o que traz agilidade ao processo e facilidade para o comprador. Além disso, conta o gerente, a empresa sempre oferece algum benefício, desconto ou pagamento facilitado para o cliente.

— Esse tipo de ação agiliza a mudança para o novo apartamento, já com os móveis prontos e instalados em alguns casos. Isso traz exclusividade, conveniência e economia, pois, do contrário, o cliente teria que contratar um marceneiro após a entrega das chaves.

O diretor Comercial da Jeronimo da Veiga, Maurício Corrêa, diz que essas campanhas são bem-vindas porque acabam despertando o bolso dos clientes em um período de gastos mais críticos. A entrega do imóvel é o momento em que o comprador desembolsa uma parcela do financiamento e tem outros custos extras. Além disso, como as unidades costumam ser compactas, os moradores nem sempre conseguem aproveitar os móveis da moradia anterior.

— É difícil conseguir comprar móveis prontos em uma loja tradicional por causa das medidas. Os planejados costumam ser a melhor opção porque é possível ter um aproveitamento mais interessante do espaço — destaca Corrêa.

Ações incluem acordos com loja de marcenaria

Ofertas de móveis planejados para quartos, cozinhas e banheiros são as mais comuns

Os empreendimentos de médio padrão da marca Now, da Avanço Realizações Imobiliárias, foram foco de muitas campanhas de móveis planejados para cozinha, quartos e banheiros, sem custo para o cliente que fechasse negócio. A construtora firma parcerias com marcenarias que, geralmente, também fazem os móveis do apartamento decorado, o que acaba atraindo mais clientes.

—As pessoas que visitam nossos decorados ficam encantadas e, muitas vezes, desejam ter os mesmos móveis. Então, eles têm essa oportunidade ao longo das campanhas. E, quando não temos ação, eles podem negociar diretamente com a empresa, obtendo algumas vantagens.

A empresa criou um braço para a venda de loteamentos, a Terrah Urbanismo, que vai lançar ainda neste mês o Américas Clube, com uma proposta que vai além: os 30 primeiros clientes que adquirirem um terreno ganharão um projeto exclusivo da casa, desenvolvido por um escritório de arquitetura. Serão 158 terrenos, de 180 a 490 metros quadrados, com valores a partir de R$ 489 mil, e parcelas iniciais de R$ 1,88 mil.

— A Avanço sempre busca oportunidades de facilitar a compra do imóvel. Já fizemos campanhas de armários planejados, entrada parcelada e até com a oferta de usar o carro na negociação ou o FGTS para pagar o valor da entrada. São ações muito bem-vindas para o segmento de médio padrão, especialmente quando se trata do pagamento do sinal — diz Sanderson Fernandes, CEO da Avanço.


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