Mercado imobiliário do Rio

Imóveis de luxo: Rio se consolida como segundo maior mercado do país no segmento
em O Globo, 19/fevereiro

Em 2024, o mercado imobiliário do Rio teve seu melhor desempenho desde 2019, impulsionado principalmente pelo segmento de alto padrão. A participação da cidade no mercado nacional quase dobrou, passando de 3,5% para 5%. Esse crescimento levou o Rio do quarto lugar, em 2023, para a segunda posição no ranking de lançamentos de imóveis de luxo e superluxo no Bras.

Notícias

65% dos cariocas consideram a segurança o principal fator antes de comprar um imóvel
em O Globo, 19/fevereiro

De acordo com o Índice de Confiança do Setor Imobiliário, a cidade do Rio de Janeiro tem o maior índice de preocupação com a segurança entre quatro capitais analisadas, estando à frente de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Alerj autoriza estado a doar terrenos para construir unidades do Minha Casa, Minha Vida
em Tempo Real, 18/fevereiro

A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (18), autorização para que o governo estadual possa doar sete imóveis de seu patrimônio ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), representado pela Caixa Econômica Federal. O objetivo é promover a construção de 1.040 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Alta no juros é apontada como desafio para mercado imobiliário e construção civil em 2025
em BandNews FM Rio, 18/fevereiro

A elevação da taxa de juros é apontada por especialistas como o principal desafio para os setores do mercado imobiliário e da construção civil em 2025. Além da alta taxa de juros, a escassez da mão de obra também pode atrapalhar o crescimento contínuo. Apesar disso, a projeção de crescimento nessas áreas é positiva. Os índices foram apresentados no evento "Setor da Construção: Panorama e Perspectivas para 2025", realizado nesta terça-feira (18), na sede da Firjan, no Centro da cidade.

Rio de Janeiro lidera criação de empregos na construção civil em 2024
em Portal Tela, 17/fevereiro

Em 2024, quase 10% dos novos empregos gerados pela construção civil no Brasil foram registrados no Rio de Janeiro. Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) indicam que, ao todo, foram criadas 110.921 vagas no setor, sendo 10.701 delas, ou 9,65%, localizadas no estado fluminense.

Construção mira reduzir resíduos
em O Globo, 17/fevereiro

Se pequenas obras residenciais já geram uma quantidade considerável de resíduos, imagine o volume produzido na construção de grandes empreendimentos, com dezenas de blocos e centenas de apartamentos. Entre restos de concreto, latas de tinta, ferragens e sobras de cerâmica, foram cerca de 45 milhões de toneladas de resíduos de construção civil e demolição em 2022, como mostram os dados mais recentes da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos (Abrema).

Lançamentos e vendas de imóveis em 2024 são os maiores da série histórica, diz CBIC
em InfoMoney, 16/fevereiro

O mercado imobiliário nacional ampliou os lançamentos e as vendas no quarto trimestre de 2024, fazendo o ano atingir um volume recorde de negócios, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O levantamento traz dados de comercialização de imóveis residenciais novos em 221 cidades, incluindo aí todas as capitais e regiões metropolitanas do País.

Capital brasileira é classificada como melhor cidade para comprar um imóvel no Brasil
em IstoÉ, 16/fevereiro

O mercado imobiliário em Curitiba tem se destacado no cenário nacional, com um aumento significativo nas vendas de imóveis. De acordo com o índice FipeZap, que monitora o setor em mais de 50 cidades brasileiras, Curitiba registrou um aumento de 2,18% nas vendas em abril, a maior alta do país. Este crescimento é parte de uma tendência positiva que vem se consolidando desde 2022.

"Selic a 15% terá um impacto muito forte", diz presidente da CBIC
em Correio Braziliense, 17/fevereiro

O ano de 2024 foi positivo para a construção civil, avalia o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia. O aumento de 20% nas vendas no mercado imobiliário e a redução do estoque de imóveis são resultados considerados relevantes para esse setor, que é um termômetro preciso da saúde econômica nacional. O sucesso foi impulsionado pelas mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida, incluindo aumento de subsídios e a utilização do FGTS, além de investimentos em infraestrutura, que somaram R$ 264 bilhões. Isso trouxe um crescimento considerável na geração de empregos no setor, como será demonstrado nesta segunda-feira (17/2), durante a divulgação dos indicadores imobiliários nacionais relativos ao quarto trimestre do último ano.

80% empresas de construção civil usam IA para melhorar sua eficiência, aponta pesquisa
em Decision Report, 17/fevereiro

Apesar de ser um setor historicamente mais conservador e menos digitalizado que outros segmentos, a construção civil tem passado por uma transformação sem precedentes nos últimos anos, em grande parte graças à adoção da inteligência artificial (IA). É o que mostra o Informe Ascendant de Maturidade Digital, estudo produzido pela Minsait, que analisa o contexto e o grau de adesão à IA por companhias privadas e instituições públicas ao redor do mundo.