Alta no juros é apontada como desafio para mercado imobiliário e construção civil em 2025

em BandNews FM Rio, 18/fevereiro

Além da alta taxa de juros, a escassez da mão de obra também pode atrapalhar o crescimento contínuo.

A elevação da taxa de juros é apontada por especialistas como o principal desafio para os setores do mercado imobiliário e da construção civil em 2025. Além da alta taxa de juros, a escassez da mão de obra também pode atrapalhar o crescimento contínuo. Apesar disso, a projeção de crescimento nessas áreas é positiva.

Os índices foram apresentados no evento "Setor da Construção: Panorama e Perspectivas para 2025", realizado nesta terça-feira (18), na sede da Firjan, no Centro da cidade.

Ainda segundo os especialistas, em 2024, os setores atingiram recordes em diferentes aspectos. Na parte de lançamentos e vendas de unidades residenciais, por exemplo, foram registrados aumentos de mais de 18% e de 20,9%, respectivamente.

O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro, Marcos Saceanu, explica que os resultados de 2024 são consequências de investimentos de anos atrás.

Além disso, pela primeira vez, nos últimos cinco anos, a cidade do Rio de Janeiro foi a maior geradora de novos empregos com carteira assinada em 2024, segundo dados do novo Caged. Para o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, o turismo é um dos fatores que coloca o município em destaque na construção civil.

Nas previsões para 2025, um desafio apontado pelo presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin, para a capital fluminense é a interiorização da construção civil.

Segundo dados da Firjan, no ano passado, o setor da construção cresceu quase 4% no estado do Rio de Janeiro. A projeção para 2025 é que a área cresça cerca de 2,4%, como explica o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Renato Correia.

Em setembro, o Rio de Janeiro vai sediar mais uma edição do Rio Construção Summit. O evento é o maior do setor de construção civil da América Latina.

O evento desta terça-feira foi apresentado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção e teve correalização do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro, além de apoio da Firjan e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro.


Ver online: BandNews FM Rio