Mercado Imobiliário Brasil

Venda de imóveis novos quebra marca histórica mais uma vez, segundo indicador Abrainc-Fipe
em Valor Econômico, 17/junho

A venda de unidades residenciais novas atingiu recorde nos 12 meses encerrados em março deste ano, de acordo com o indicador Abrainc-Fipe, elaborado com dados de 20 empresas pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Foram vendidos 177.350 imóveis novos, crescimento de 43,1% sobre os 12 meses anteriores. O volume supera a marca atingida em dezembro de 2023, quando o acumulado de 12 meses foi de 163,1 mil unidades, até então o recorde da série histórica do indicador, iniciada em 2014. Em valor de vendas, o aumento foi de 47,4%, com R$ 54,3 bilhões movimentados.

Notícias

Setor imobiliário propõe ajustes na reforma tributária
em A Tribuna do Norte, 19/junho

Os representantes do setor de construção e incorporação imobiliária estão se mobilizando para mudar a proposta da reforma tributária enviada pelo governo federal ao Congresso. Eles usam o argumento de que o teor do projeto elevará a carga de impostos para essas atividades. Na simulação apresentada pelos empresários, a carga tributária sobre um imóvel de R$ 200 mil passaria de 6,41% nos termos atuais para 7,9% após a reforma, considerando o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Sobre Bens Serviços (CBS) já embutidos.

Leilões em parceria com o Santander oferecem mais de 300 imóveis pelo Brasil
em IstoÉ Dinheiro, 18/junho

Dois leilões que vão ocorrer nesta terça-feira, 18, em parceria com o banco Santander, oferecem mais de 300 imóveis comerciais, residenciais, rurais e terrenos com promessa de desconto de até 62%. O certame em parceria com a casa de leilões Biasi oferece 169 imóveis em propriedades nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, São Paulo e Santa Catarina.

Fazenda trabalha para atrair grandes fundos ao mercado imobiliário, mas Selic atrapalha, diz secretário
em CNN Brasil, 18/junho

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello afirmou que a pasta trabalha para atrair grandes fundos de pensão e investimentos ao mercado de crédito imobiliário e criticou o patamar atual da taxa básica de juros, a Selic. Mello participou do CNN Talks Crédito Para o Brasil, na manhã desta terça-feira (18), em Brasília. “Queremos trazer os fundos pensão, os fundos de investimentos”, disse Mello.

Venda de imóveis em São Paulo atinge recorde em 2024
em O Globo, 18/junho

O mercado imobiliário de São Paulo está em alta, conforme apontado por uma reportagem do Estado de S. Paulo. De acordo com uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, no fim de março, o total de imóveis vendidos na cidade ultrapassou pela primeira vez a marca de 100 mil unidades dentro do acumulado de 12 meses. Esse resultado representa um crescimento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Outra publicação da CNN Brasil também ressalta o aumento das vendas na capital paulista, destacando que entre janeiro e abril os imóveis de pequeno porte cresceram 14,5% no comparativo com 2023. Na mesma linha, apartamentos de grande porte, acima de 120m², também apresentaram um crescimento de 6,1%.