Mercado imobiliário do Rio

Terreno do Colégio Padre Antônio Vieira será residencial; casarão histórico vai funcionar como espaço de uso comum
em Diário do Rio, 27/abril

O terreno do Humaitá de 2.648,8 m² que abrigou o Colégio Padre Antônio Vieira, na Zona Sul do Rio, desde 1940, vai receber um empreendimento imobiliário residencial. Denominado H.U.M, fazendo referência ao bairro e também às iniciais das palavras Histórico, Único e Moderno, o residencial terá 92 unidades de apartamentos de 2 e 3 quartos com suíte & Gardens, de 73 a 129m² e uma linda casa tombada, que está sendo restaurada para funcionar como espaço de uso comum do empreendimento. O VGV é de R$ 130 milhões. A bonita edificação amarela e branca foi tombada pouco antes da venda do terreno – que pertencia à família dona da escola – à construtora.

Notícias

Vídeo: antigo prédio do Clube dos Portuários é implodido no Rio
em O Globo, 28/abril

Resumo: O antigo prédio do Clube dos Portuários, na Zona da Leopoldina, no Rio, foi implodido neste domingo às 7h da manhã. O imóvel fica na Avenida Francisco Bicalho, e, para a ação, mudanças na rotina das ruas ao entorno foram seguidas desde o início da manhã de sábado, com um esquema especial que conta com diferentes órgãos. Segundo a Prefeitura do Rio, a ação faz parte da revitalização da Região Portuária. A demolição faz parte de uma série de implosões de imóveis iniciadas em março, em ações do município com a Caixa Econômica Federal, que recebeu os terrenos como parte da modelagem econômica que financiou a Operação Urbana Porto Maravilha. Confira o vídeo na íntegra!

Venda de imóveis cresce com juro mais baixo e mudanças no Minha Casa, Minha Vida
em O Globo, 29/abril

O setor de construção civil está retomando o fôlego em 2024 depois de anos desanimadores. Com queda de juros, emprego a todo vapor e mudanças no programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV) que beneficiam famílias de menor renda, feitas no ano passado e que já começaram a fazer efeito, as vendas voltaram a crescer. Outra novidade positiva é a possibilidade do uso do FGTS Futuro na compra. Refletindo esse cenário, ações de construtoras que têm imóveis para o público do MCMV vêm subindo na Bolsa.

Geração Z: como é o futuro consumidor do mercado imobiliário?
em A Gazeta, 29/abril

Confira a análise de Alexandre Schubert, vice-presidente da Associação das Empresas Imobiliárias (Ademi-ES) e diretor-geral da VTO Polos Empresariais, a respeito da Geração Z e do seu papel no mercado consumidor imobiliário atual.

Condomínios residenciais não pagarão novo IVA, nem venda de carros ou imóveis por pessoas físicas
em Estadão, 28/abril

A regulamentação da reforma tributária, apresentada na última quarta-feira, 24, pelo governo Lula, afasta a tributação do novo IVA (Imposto sobre Valor Agregado) sobre condomínios residenciais. Segundo a equipe econômica, os condomínios terão o mesmo tratamento que as pessoas físicas, ou seja, não terão suas operações tributadas. O mesmo vale para a venda, por pessoas físicas, de imóveis e veículos. A incidência do imposto ocorre apenas em operações feitas por fornecedores.