Uma nova marca internacional desembarca no mercado brasileiro de imóveis

em Veja Negócios, 25/março

Parceria envolve famoso escritório italiano de arquitetura e design.

O mercado brasileiro tem vivido um boom de “branded building”, como é chamada a onda daqueles empreendimentos com assinatura de marcas famosas de outros segmentos, como Armani, Porsche e Pininfarina. Seguindo uma tendência que deu muito certo nos Estados Unidos, os incorporadores importaram essas marcas para dar mais prestígio aos seus projetos e tentar vender suas unidades por meio dessa conexão com o público-alvo, que já conhece e consome os produtos assinados pelas famosas grifes.

Saindo desse circuito de marcas de vestuário e de carros de luxo, mas também importando um nome internacional, a incorporadora Tegra assinou com exclusividade, uma parceria com o famoso escritório italiano de arquitetura e design Lissoni & Partners para lançar no Brasil uma série de empreendimentos de luxo. Apesar de não ser uma estratégia nova, esse casamento com um famoso arquiteto internacional traz algumas novidades. Trata-se de uma parceria de 360 graus, ou seja, os profissionais da Lissoni & Partners trarão ao país todo o conceito criativo do estúdio, com projetos de arquitetura, paisagismo e interiores assinados pela marca fundada pelo renomado arquiteto e designer Piero Lissoni.

Não será, portanto, apenas uma assinatura de fachada ou um projeto de interior. E a execução dos trabalhos serão acompanhadas diretamente pelas equipes da Tegra, liderada pelo diretor executivo de negócios, Thiago Castro. “Essa é uma ação muito mais abrangente do que as praticadas nos últimos anos pelo mercado imobiliário brasileiro. Após uma cuidadosa curadoria, a Tegra trouxe esse renomado escritório para desenvolver seus projetos residenciais em todas as disciplinas, com a máxima profundidade – da fachada ao último detalhe da decoração. Nossos profissionais estão em conexão direta com Milão, in loco, e o Lissoni &Partners está em diálogo com profissionais brasileiros de arquitetura, paisagismo e design de interiores para termos o melhor do design italiano com a tropicalização ao nosso mercado”, desenvolve o executivo.

A Lissoni &Partners atuará em conjunto com a Tegra em onze empreendimentos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com escritórios em Milão e em Nova York, a Lissoni & Partners está no mercado há mais de três décadas e é referência no segmento de luxo para diferentes áreas, com projetos desenvolvidos para lugares como o Shougang Park, em Pequim, e para marcas sofisticadas como a Aldemars Piguet.

Algumas incorporadoras já desenvolveram projetos de luxo assinados por profissionais de reconhecimento global, a exemplo da JHSF, que lançou, em 2010, o Vitra, condomínio residencial na capital paulista, com o arquiteto Daniel Libeskind, responsável, entre outros trabalhos icônicos pelo redesenho do World Trade Center em Manhattan. O mega projeto da Cidade Matarazzo, também em São Paulo, teve os traços de Jean Nouvel, premiado arquiteto francês, responsável pelo emblemático Museu do Louvre em Abu Dhabi.

A maior dificuldade em trabalhar com arquitetos estrangeiros é a falta de conhecimento a respeito da cultura brasileira e das demandas que vêm a reboque disso, principalmente no caso do desenho da planta das unidades residenciais. Isso exige um conhecimento grande das necessidades do consumidor local. Perguntado sobre esse desafio, de não deixar os anseios dos compradores brasileiros de lado, em detrimento à assinatura famosa dos arquitetos italianos, Thiago Castro, da Tegra é categórico: “O contrato foi bem claro em dar a Tegra o direcionamento dos projetos e a palavra final”.

O primeiro empreendimento dessa parceria com a o Lissoni &Partners está sendo lançado no bairro Chácara Klabin, na zona sul de São Paulo. Não é necessariamente um destino consolidado como de alto padrão, mas é uma área em expansão para imóveis de luxo. A Tegra aproveitou um bom terreno no local para sediar essa nova empreitada com sotaque ítalo-brasileiro. O residencial terá apartamentos de 210 m², com quatro suítes, e receberá móveis criados pelo próprio Piero Lissoni, fundador do escritório europeu, com materiais e peças de design concebidos e especificados na Itália. Os valores das unidades giram em torno de R$ 2 000 o metro quadrado, ou seja, um apartamento está saindo aproximadamente R$ 4 milhões, um valor bem competitivo, visto que em bairros como Jardins e Itaim os empreendimentos de alto padrão estão sendo comercializados por 40 ou 50 mil o metro quadrado.

Com tantos profissionais e escritórios de arquitetura ótimos e super reconhecidos no Brasil, é de estranhar que uma incorporadora precise importar talentos além-mar para abrilhantar seus projetos. Sobre isso, o diretor Thiago Costa também tem uma resposta: as pesquisas realizadas pela Tegra evidenciaram que seu público não reconhece os nomes brasileiros como diferenciais na decisão de compra. “Ele enxerga mais valor em um assinatura internacional”, afirma Castro. Inclusive, esse caminho não é o mais barato. Quando se decide por empresas internacionais, os custos praticamente duplicam, pois é necessário o apoio de empresas locais para traduzir e colocar em pé as ideias que chegam de fora.

Se essa nova estratégia da Tegra vai dar certo, só o tempo irá dizer. De qualquer maneira, é sempre bom ver o movimento das empresas do setor imobiliário trabalhando para trazer novidades ao mercado.


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