Tendência

Apartamentos compactos se consolidam no mercado imobiliário
em Terra, 22/fevereiro

De acordo com uma pesquisa da Secovi, o modelo de apartamentos compactos alcançou o maior número de lançamentos dos últimos anos. Além da busca pela oferta de serviços, o menor custo e principalmente um local que ofereça logística com fácil acesso ao local de trabalho e estudo, os microapartamentos se tornaram populares por entregar comodidades no próprio condomínio como espaços de coworking, lavanderia e espaço pet. Para Fernando Silva, gerente da 17 imóveis, em São Paulo, a tendência de moradia dos microapartamentos surgiu como resultado de mudanças sociais e comportamentais, e "começou a ganhar espaço na preferência dos consumidores sendo impulsionada pelo crescimento populacional das grandes cidades e a diminuição do tamanho das famílias".

Notícias

Cidade de São Paulo baterá recorde imobiliário histórico ao entregar mais de 800 condomínios em 2024, diz pesquisa
em G1, 23/fevereiro

A cidade de São Paulo deve bater um recorde imobiliário histórico em 2024: o setor projeta entregar 818 novos condomínios neste ano, quase o dobro do ano passado (424).

Novo debate no STJ que delibera sobre lucros cessantes na hipótese de rescisão contratual
em Consultor Jurídico, 22/fevereiro

No último dia 6 de fevereiro, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu importante passo ao debater, sob novo prisma, a indenização por lucros cessantes (AgInt no REsp 1.881.482/SP) prevista no artigo 475 do Código Civil, decorrente do atraso na entrega do imóvel ao adquirente, na hipótese específica da rescisão contratual. A novidade que prevaleceu no julgamento foi o voto divergente proferido pela ministra Isabel Gallotti, acompanhada por maioria (3 a 2), que fixou o entendimento de que não se pode presumir o dano capaz de gerar obrigação da construtora de indenizar o consumidor a título de lucros cessantes, em razão de sua mora na entrega de imóveis vendidos na planta, quando, em razão desse mesmo fato, o adquirente pleiteia a rescisão contratual.O novo olhar sobre os lucros cessantes tem um impacto positivo para o setor da construção civil que, frequentemente, é afetado pela prática de rupturas contratuais.

10 cidades com imóveis mais caros do Brasil
em 22/fevereiro

No Brasil, bairros nobres, principalmente na cidade do Rio de Janeiro e São Paulo e no estado de Santa Catarina, estão se valorizando. “Temos Ipanema e Leblon com preços cada vez maiores. Ainda, o centro e a Barra Sul de Balneário Camboriú, acompanhado por Itapema, mostram uma tendência do Sul do país em aumentar o preço dos imóveis. São Paulo também tem preços altos, até bairros como Itaim Bibi têm mostrado preços cada vez mais onerosos”, afirma o corretor de imóveis Rafael Scodelario.

Decisão do STF sobre o Imposto de Transição de Bens Imóveis deve movimentar o mercado imobiliário
em Jornal Jurid, 21/fevereiro

Uma novidade a ser decidida pelo Supremo Tribunal Federal relacionada ao Imposto de Transição de Bens Imóveis (ITBI), uma arrecadação municipal, promete movimentar o mercado imobiliário. A decisão tratará acerca da base de cálculo para aplicação do imposto, que deve seguir o valor real de mercado do imóvel e não o valor venal, como era feito de praxe.

’Estúdio News’ debate como o crescimento exponencial das construções movimenta o mercado imobiliário
em R7, 22/fevereiro

Programa Estúdio News deste sábado, na TV Record, debaterá como o crescimento exponencial das construções movimenta o mercado imobiliário. Estudos mostram que, há 3 anos, cresce a movimentação do mercado imobiliário no Brasil e hoje são necessárias 7 milhões de unidades habitacionais para atender um déficit habitacional no país.

Inscrições para o "Oscar do Mercado Imobiliário"
em O Dia, 22/fevereiro

As inscrições para a 30ª edição do Prêmio Master Imobiliário já estão abertas. O prêmio, que completa 30 anos de existência, tem como objetivo reconhecer e estimular a excelência profissional no cenário imobiliário brasileiro. Empresas e profissionais de todo o país têm até o dia 28 de março para inscreverem seus projetos em duas categorias: Empreendimento e Profissional.