Mercado imobiliário mantém aquecimento, mas enfrenta desafios

em Monitor Mercantil, 17/junho

Enquanto os imóveis seguem em valorização e os lançamentos aumentam, o setor precisa equilibrar crescimento com planejamento rigoroso e controle de custos Por Bruno Mota.

O índice FipeZap apontou uma alta de 0,46% nos preços de venda de imóveis residenciais em maio de 2025. No acumulado de 12 meses, a valorização chegou a 7,66%, superando a inflação medida pelo IPCA/IBGE (5,42%) e pelo IGP-M/FGV (7,02%). Os dados reforçam a resiliência do mercado imobiliário frente ao cenário inflacionário.

O setor segue aquecido. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fipe, os lançamentos de imóveis cresceram 23,4% no período de 12 meses encerrado em janeiro deste ano. Esse avanço é puxado, principalmente, por projetos de médio e alto padrão, que são menos sensíveis às oscilações da taxa de juros.

O mercado vive um momento de reconfiguração e consolidação, o que tem estimulado novos investimentos e movimentado o setor nos últimos anos. Por outro lado, esse dinamismo também impõe desafios importantes, como o aumento dos custos de construção, a escassez de mão de obra especializada e os gargalos logísticos na entrega de materiais.

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou alta de 0,26% em maio/2025, abaixo da variação de 0,59% observada no mês anterior, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa acumulada em 12 meses atingiu 7,17%. Esse resultado representa um avanço expressivo em comparação com maio de 2024, quando o índice acumulava alta de 3,68% no mesmo período.

Diante desse cenário, o desafio do setor será equilibrar o ritmo de crescimento com a necessidade de planejamento eficiente e controle de custos — elementos essenciais para garantir a sustentabilidade dos projetos no médio e longo prazo. Saem na frente, as incorporadoras que conseguem cumprir prazos de entrega dos projetos na qualidade prometida.

Antes mesmo de adquirir um terreno e pagar o valor que está sendo negociado, é preciso definir o público-alvo, demandas e os valores das unidades, estimativa de custo de construção para analisar a viabilidade de se desenvolver um empreendimento residencial no local. Dessa forma, há maior chance de sucesso do empreendimento. E como organizar todo esse processo para garantir que as margens do negócio sejam mantidas e todos fiquem satisfeitos com as entregas? Uma análise muito detalhada de viabilidade financeira do projeto é fundamental, com um intenso planejamento para todo o cronograma do lançamento à entrega do empreendimento, vinculado ao orçamento da incorporadora.

Outros pontos importantes são o controle dos prazos e o acompanhamento minucioso de obras. Nessa parte, ter bons parceiros e ferramentas tecnológicas podem ser aliados para esse gerenciamento e logística. A eficiência na gestão do prazo permite maior organização e produção das equipes que trabalham, principalmente para a entrega final do projeto. Já o acompanhamento minucioso, é fundamental para garantir o fornecimento dos materiais, equipamentos e recursos de forma adequada, contribuindo para minimizar desperdícios, promover a otimização de recursos e assegurar a qualidade dos materiais utilizados no processo.

Assim, é possível também se preparar para adversidades que podem surgir ao decorrer da obra. Sendo assim, estabelecer uma margem de segurança no orçamento e no cronograma será útil para ter uma reserva de tempo caso ocorra uma surpresa não tão agradável. Desse modo, o imprevisto não vai comprometer o serviço. Inclusive, um empreendimento imobiliário bem-sucedido é aquele com um rigoroso controle de qualidade e com práticas de planejamento e acompanhamento.

É importante entender que a obra “não acaba quando termina”. Quando o projeto é finalizado, é importante que os clientes do empreendimento continuem recebendo um bom atendimento, para garantir a satisfação deles. Além disso, o pós-obra também contribui com isso. Oferecer serviços de assistência técnica, manutenção aos compradores e um canal de comunicação aberto com eles são essenciais neste processo. Por isso, é importante ter profissionais especializados para atender de forma adequada as demandas dos clientes.


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