Os 100 anos de Carlos Fernando de Carvalho, criador do Barra Way of Life
em Diário do Rio, 24/maio
Carlos Fernando de Carvalho, presidente do Conselho da Carvalho Hosken, completa 100 anos no próximo dia 28 de maio com uma trajetória que se une ao desenvolvimento do Rio de Janeiro, em especial da Barra da Tijuca. Para celebrar a data, uma missa em ação de graças com o Padre Jorjão será realizada neste sábado, dia 25, no Hilton Barra. A programação inclui ainda brunch do chef Felipe Moreira para 450 pessoas, música ao vivo EntreAtto com Solistas e Trio Violino, Violoncelo e Teclado, além da presença do prefeito Eduardo Paes, que entregará ao empresário o título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, concedido pela Câmara Municipal.
Tijuca vive boom de empreendimentos imobiliários de grande porte
em O Globo, 25/maio
Após entregar recentemente dois condomínios na Tijuca, a RJZ Cyrela vai inaugurar outro empreendimento imobiliário em julho deste ano: o Atmosfera Condominium Park, localizado na Rua Mariz e Barros. Com apartamentos de 3 e 4 quartos de até 203 metros quadrados, o condomínio oferece um complexo aquático com piscina climatizada de 25 metros, solários e piscina infantil, além de quadra poliesportiva, playground, brinquedoteca, salão de jogos, sauna e área de repouso com spa, entre outras comodidades. “A Tijuca oferece infraestrutura, lazer, transporte de qualidade e farto comércio, tudo a poucos passos da sua casa. Isso é um grande diferencial no Rio de Janeiro, pois proporciona qualidade de vida e conforto. O tijucano ama o bairro, tem orgulho de morar lá, e, quando encontra empreendimentos de qualidade, bem localizados e com muitas opções de lazer, prefere comprá-los em vez de buscar opções em outro bairro”, avalia Carlos Bandeira de Melo, diretor de Incorporação da RJZ Cyrela.
Porto Maravilha é a menina dos olhos do mercado imobiliário
em Conexão no Ar, 24/maio
Um levantamento inédito realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), em parceria com a Brain, empresa de pesquisa e consultoria em negócios, mostra que 62% das unidades residenciais lançadas no primeiro trimestre de 2024 estão concentradas no Porto Maravilha. Em seguida, Tijuca, com 32%; Copacabana, 3%; Leblon e Botafogo, com 2% e 1%, respectivamente. Eleito um dos bairros mais "cool" do mundo, pela revista Time Out Londres, o Porto Maravilha segue em alta também no ranking das unidades vendidas por bairro no 1T24.
Largo do Boticário foi vendido pela Sérgio Castro Imóveis
em Diário do Rio, 24/maio
Há 7 anos, uma venda de suma importância para a cidade do Rio de Janeiro foi realizada. A rede de hotéis Accorhotels comprou o conjunto arquitetônico do Largo do Boticário por cerca de R$ 12 milhões (apesar do valor não ter sido confirmado). Agora, as várias casas que compõem o Largo se tornaram um conceituado hostel em um dos pontos mais lindos da cidade. A bandeira é a Jo&Joe, com seus quartos coloridos e a jovialidade que lhe é característica, em meio à mata atlântica que domina a região. A venda foi feita pela Sérgio Castro Imóveis, que chegou a levar o Largo do Boticário até a uma feira chinesa procurando compradores. A venda dos cerca de 6.000m2 levou cerca de dois anos, e teve vários desafios.
Documentário conta a história da Sérgio Castro Imóveis
em Diário do Rio, 24/maio
O Documentário da historiadora Nubia Melhem que conta a trajetória da empresa Sérgio Castro Imóveis, lançado no YouTube recentemente, além de mostrar o caminhar da empresa familiar, parte de um grupo fundado em 1911 e que já vendeu mais de 150 mil imóveis nesta trajetória, traça um interessante paralelo com a história do Rio de Janeiro, sobretudo na questão imobiliária. O filme mostra a evolução do mercado imobiliário desde o início do século XX, e pode ser assistido gratuitamente.
Confiança no país induz compra de imóvel na alta renda
em Folha de São Paulo, 24/maio
A taxa básica de juros, Selic, está intrinsecamente ligada ao consumo da população. Quanto mais alta a inflação, maior os juros e mais caro fica a tomada de crédito, o que afeta a capacidade de financiamentos. Na alta renda, porém, a dinâmica é diferente. Segundo Diego Villar, presidente da incorporadora do Nordeste Moura Dubeux, voltada apenas para a média e alta renda, o principal fator que influencia a compra dos seus imóveis é a confiança no país.
Zona portuária finalmente ganha apelo para moradores no Rio de Janeiro
em Valor Econômico, 27/maio
A futura “casa própria” de Carvalho faz parte do projeto de revitalização da zona portuária da capital fluminense, cujo pontapé foi dado em 2009, quando surgiu a primeira legislação para reerguer a área economicamente. Desde então, com algumas “paradas” no meio do caminho (como em 2020, devido à pandemia), governo municipal, iniciativa privada e Caixa uniram forças para reviver a área. E consideram o ano de 2024 como um marco para a região. Isso porque, 15 anos após a primeira lei em prol da revitalização, a localidade deve receber neste ano fluxo de moradores sem precedentes na história recente. A prefeitura contabiliza, até abril de 2024, lançamentos de 12 empreendimentos e de 9.129 apartamentos na zona portuária. As construções devem gerar acréscimo de 27 mil moradores na região, aumento de 90% na população da zona portuária, também segundo a prefeitura.