> ADEMI News > 2024 > Maio de 2024 > 31 de maio de 2024
Tecnologia imersiva: uma nova âncora do setor imobiliário
em Monitor Mercantil, 28/maio
Fundado há 61 anos, o Grupo Patrimar – que atua na construção, incorporação e comercialização de imóveis – está usando a tecnologia imersiva para ampliar o entendimento externo e atrair mais clientes para os seus empreendimentos de alta renda. Denominada arena imersiva de meta realidade, a Patrimar Xperience é uma ferramenta desenvolvida em parceria com a empresa norte-americana Yupix. A novidade foi inspirada nos lançamentos da cidade de Miami, na Flórida (EUA).
Deputados querem Emgea de volta ao plano de desestatização
em Folha de São Paulo, 29/maio
Os deputados federais Junio Amaral (PL-MG) e Rodrigo Valadares (Uniao-SE) protocolaram um projeto de decreto legislativo para recolocar a Emgea (Empresa Gestora de Ativos) no Programa Nacional de Desestatização. O presidente Lula retirou a empresa da lista de privatizações por meio de um decreto na terça (29). No mês passado, a Emgea foi anunciada como uma securitizadora do mercado de créditos imobiliários.
Minha Casa, Minha Vida puxou vendas de imóveis em 6% no primeiro trimestre
em Monitor Mercantil, 29/maio
Estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apontou que o mercado imobiliário registrou aumento de 6% na venda de unidades residenciais novas em todo o país no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, sendo a maior alta na Região Centro-Oeste, com 20,2%. O aumento teve contribuição dos resultados do programa Minha Casa, Minha Vida, cujas vendas subiram 21,3% na mesma comparação entre trimestres. A pesquisa, intitulada “Indicadores Imobiliários Nacionais do Primeiro Trimestre de 2024”, foi realizada em 220 cidades, incluindo todas as 27 capitais e as principais Regiões Metropolitanas do país.
Santo Cristo é destaque no mercado imobiliário carioca; vendas velozes mudam o bairro
em Diário do Rio, 29/maio
A Região Portuária presencia um novo marco na história imobiliária do Rio de Janeiro com o grande sucesso dos mais recentes lançamentos imobiliários e comerciais na região, que inclui o histórico bairro do Santo Cristo. 10 empreendimentos estão em fase de projeto e construção, todos localizados no bairro do Santo Cristo, um total de mais de 6.200 unidades, alguns prestes a serem entregues aos compradores. Este boom é, segundo especialistas, um reflexo do êxito de vendas dos empreendimentos vizinhos, combinado com uma infraestrutura de ponta, acessibilidade de transporte, opções de lazer e uma vista deslumbrante para a Baía de Guanabara.
BN Imóveis: Executivo destaca a compatibilidade entre crescimento imobiliário e sustentabilidade
em Bahia Notícias, 30/maio
Durante eventos recentes voltados para o debate sobre sustentabilidade, Daniel Sampaio, superintendente da OR e conselheiro da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI), discutiu a importância de alinhar o crescimento do setor imobiliário com práticas sustentáveis. Ele enfatizou a viabilidade econômica e os benefícios ambientais de investir em empreendimentos sustentáveis. “Desta forma, podemos afirmar que fazer um empreendimento sustentável hoje em dia não é caro, o que desmistifica a opinião de muita gente”, explica.
Mesmo na pandemia, emprego na construção cresceu 21,6%, revela IBGE
em Agência Brasil, 29/maio
Enquanto a pandemia de covid-19 causava reflexos econômicos em grande parte da economia do país por causa das medidas de isolamento e rígidos controles sanitários, a indústria de construção civil foi um dos setores que ajudaram o mercado de trabalho a resistir aos impactos recessivos. Em 2020, 2021 e 2022, o setor da construção aumentou a empregabilidade em todos os anos, acumulando um acréscimo de 411,6 mil pessoas, o que corresponde a uma alta de 21,6% no período. O dado faz parte da Pesquisa Anual da Indústria da Construção, divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).