BN Imóveis: Executivo destaca a compatibilidade entre crescimento imobiliário e sustentabilidade

em Bahia Notícias, 30/maio

Durante eventos recentes voltados para o debate sobre sustentabilidade, Daniel Sampaio, superintendente da OR e conselheiro da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI), discutiu a importância de alinhar o crescimento do setor imobiliário com práticas sustentáveis. Ele enfatizou a viabilidade econômica e os benefícios ambientais de investir em empreendimentos sustentáveis.

“Desta forma, podemos afirmar que fazer um empreendimento sustentável hoje em dia não é caro, o que desmistifica a opinião de muita gente”, explica.

Ele ressaltou o incentivo legal em Salvador, como a Outorga Verde, que concede benefícios a projetos que adotam práticas sustentáveis, oferecendo reduções significativas nos custos da outorga onerosa e até descontos no IPTU para os moradores.

Entre as práticas sustentáveis mencionadas estão o reuso de água, a utilização de iluminação LED, a energia fotovoltaica e ações de arborização. “Isso sem falar no processo de industrialização da construção civil, que está produzindo um menor volume de resíduos nas obras. Quando o descarte é inevitável, ainda existe a logística reversa de reaproveitamento dos materiais eliminados através da reciclagem”, enfatiza.

Para o executivo, o investimento em sustentabilidade não é benéfico somente para o meio ambiente, pois estimula e movimenta toda uma cadeia produtiva, inclusive a social, com a geração de empregos diretos e indiretos, fomentando o setor de serviços e aumentando a arrecadação de IPTU para o município, que pode aplicar o recurso em educação, saúde e segurança, por exemplo.


Ver online: Bahia Notícias