Interesse nacional

Cresce número de imóveis vendidos com desconto no país; veja taxa média
em IstoÉ Dinheiro, 15/maio

O número de imóveis vendidos com desconto chegou a 68% no primeiro trimestre deste ano, aponta a pesquisa Raio-X FipeZAP. O percentual é mais alto do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando compradores relataram desconto em 53% das negociações. O desconto é um impulsionador importante no mercado principalmente no contexto de taxas de juros ainda altas, diz Daniele Akamine, advogada especialista em mercado imobiliário. Essa condição favorável tem impacto no “valor financiado, que se reflete em pagamentos mais baixos ou em uma capacidade maior de pagamento para o comprador”, explica.

Notícias

Como será a tributação de empréstimos, planos de saúde, combustíveis e imóveis
em Folha de São Paulo, 13/maio

A reforma tributária aprovada em 2023 previu a criação de regras especiais para alguns bens e serviços. Entre eles, imóveis, planos de saúde, combustíveis e serviços financeiros. A proposta do governo para regulamentar esses regimes específicos foi apresentada ao Congresso em abril. Veja como seria a tributação desses setores a partir de 2027.

Averbação de imóveis: o que é, para que serve e como fazer?
em Casa e Jardim - Globo, 14/maio

A averbação de imóveis é um procedimento importante no mercado imobiliário, pois garante segurança jurídica a quem tem um imóvel como investimento. Em contrapartida, muita gente tem dúvidas sobre o processo. Por isso, reunimos aqui informações como o que é a averbação de imóveis, para que serve e como e quando fazê-la.

Conheça a Housi, serviço de prédio inteligente que busca zerar valor de condomínio
em IstoÉ Dinheiro, 13/maio

A empresa já está presente em mais de 150 cidades no Brasil e seu serviço está instalado em mais de 200 mil apartamentos. A Housi oferece aos prédios um aplicativo que conecta o morador a uma série de serviços e produtos como lavanderia coletiva, carro e bicicletas compartilhadas, mini mercados e o que mais o edifício demandar. “Quando você tem um computador ou um celular, ele não é nada sem o sistema operacional. Você só consegue baixar programas e aplicativos se você tiver o Android ou o Windows instalado. A gente enxerga que um prédio é um hardware e que precisa de um sistema operacional para ficar inteligente. Aí que a gente entra”, explica Frankel em entrevista à IstoÉ Dinheiro.

Preço do aluguel desacelera na maioria das capitais, chegando a menor aumento de valor em um ano e maio
em Extra, 13/maio

O mercado imobiliário brasileiro inicia o ano de 2024 com sinais de desaceleração nos preços dos novos contratos de aluguel em diversas capitais do país, revelou o mais recente levantamento do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado nesta segunda-feira (dia 13). Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb indicam que a alta dos preços de aluguel atingiu 15,07% nos últimos 12 meses, encerrados em abril. “Essa tendência indica uma possível mudança de ciclo no mercado de locação residencial, após um período prolongado de altas substanciais. O mercado não está retraindo, mas crescendo de modo mais lento neste início de ano. Trata-se de um possível ajuste após períodos de alta intensidade”, destaca Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.