Pesquisa revela o que as pessoas procuram ao comprar um imóvel
em Revista Casa & Jardim, 23/janeiro
Vaga de garagem e espaço para home office estão entre os itens mais buscados por paulistanos ao adquirir uma casa ou um apartamento, segundo dados de pesquisa.
Em 2024, o mercado imobiliário se manteve firme nos segmentos do baixo ao alto padrão. Em pesquisa recente do SECOVI-SP, o período entre os meses de janeiro e novembro representou um aumento de 24% na comercialização de imóveis comparado ao mesmo período de 2023. O estudo também revelou que a Zona Sul do estado foi a mais procurada para a venda.
1. Vaga de garagem
A popularização dos prédios sem vaga de garagem e casas menores em São Paulo apoia tickets mais baixos e a busca por aluguel, porém, 48% dos compradores prefere o conforto de ter onde guardar o carro.
"Em metrópoles como São Paulo, em que são necessários grandes deslocamentos, o uso de automóveis particulares é comum. Soma-se a isso a segurança e a comodidade de poder estacionar dentro do prédio ou condomínio." explica Fábio Takahashi, gerente de Dados da empresa.
2. Home office
Mesmo após a pandemia, muitas empresas permanecem funcionando sob o modelo remoto ou híbrido. Ter um espaço separado para trabalhar em casa está a um passo de se tornar indispensável, como já é para 35% dos entrevistados pela pesquisa.
3. Cozinha americana
Este modelo de cozinha permite maior conexão com os outros cômodos da casa, como as salas de estar e jantar, por meio de uma abertura que também funciona como balcão. Quarenta por cento dos participantes dizem não abdicar dele!
"Faz sentido que a cozinha americana tenha virado tendência e objeto de desejo, pois a cozinha aberta e integrada às áreas de estar ajuda a conferir sensação de amplitude, algo fundamental em unidades com metragens menores", diz Fábio.
4. Mais de um banheiro
Assim como os outros itens, ter mais de um banheiro em casa é outro desejo de compradores que buscam por conforto e facilidade no seu próximo imóvel. Segundo a pesquisa, os moradores de São Paulo são os que mais valorizaram a presença de um lavabo ou de mais banheiros ao escolher um imóvel (38%). "É um indicativo de que apartamentos menores, com um único banheiro, tendem a ser menos atrativos".
5. Área de serviço
Apesar dos novos empreendimentos já trazerem lavanderias compartilhadas, para o paulistano, "roupa suja se lava em casa". A pesquisa revelou que 40% das pessoas interessadas em comprar um imóvel preferem ter um espaço dedicado à área de serviço: "especialmente para as famílias com filhos, não precisar sair de casa ou agendar horário para lavar e secar as peças é uma característica importante", finaliza Fábio.
* Para o levantamento, foram ouvidos 300 moradores da cidade, no mês de novembro de 2024, em amostra representativa para a capital paulista. Margem de erro de 5 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 90%.
Ver online: Revista Casa & Jardim