Prêmio Ademi celebra o bom momento do mercado

em Extra - Morar Bem, 24/novembro

Os melhores profissionais, projetos e produtos imobiliários serão premiados amanhã, em cerimônia que reconhece ainda trabalhos acadêmicos de arquitetura.

A cerimônia que comemora a 20ª edição do Prêmio Destaque Ademi amanhã, no Vivo Rio, promete não só reconhecer projetos e empreendimentos imobiliários, mas também celebrar o bom momento do mercado carioca. Com um volume de lançamentos 50% maior em relação a 2023, o ano caminha para bater o recorde de produção imobiliária dos últimos cinco anos, segundo o presidente da AdemiRJ, Marcos Saceanu.

Serão 22 categorias que premiam as empresas e as iniciativas do setor, em um processo que inclui a apresentação de cases para um júri formado por profissionais diversos: de arquitetos a jornalistas e pessoas ligadas à área de marketing. Neste ano, houve recorde também no número de inscritos. Uma das categorias que recebeu três vezes mais inscrições do que nas últimas edições foi o Destaque Universitário, que reúne trabalhos acadêmicos de estudantes em final do curso de Arquitetura.

— Essa conexão entre o mercado e a vida acadêmica foi algo que sempre buscamos. São jovens talentos que amanhã vão trabalhar nas empresas do setor, projetando empreendimentos, ou em prefeituras, pensando na legislação. Estamos consolidando essa aproximação que foi muito desejada — afirma Saceanu.

As categorias contemplam empreendimentos com relação a inovação e tecnologia e criatividade imobiliária, além do reconhecimento de iniciativas de responsabilidade social colocadas em prática pelas construtoras.

Para Saceanu, 2024 foi um ano emblemático em todos esses campos, principalmente em função das mudanças legislativas implementadas, a exemplo da atualização do Plano Diretor da cidade, aprovado em dezembro passado. Incentivos como o projeto Reviver Centro e a expansão das regras do Porto Maravilha a São Cristóvão são outros fatores que vêm gerando bons frutos para o mercado imobiliário carioca.

— As mudanças já produzem efeitos positivos na cidade, do Centro às zonas Norte e Oeste. O novo Plano Diretor inclusive jogou luzes sobre a Zona Norte, uma região muito bem servida de transporte e serviços. Tenho certeza de que estamos iniciando um ciclo virtuoso no setor imobiliário do Rio, com a oferta de apartamentos compactos e de grandes metragens, com ou sem vaga de garagem. Desejo que esse ciclo produza moradias para todos os cariocas — ressalta Saceanu.

Para ele, está em curso uma expansão mais homogênea na cidade, contemplando todos os tipos de produtos: dos mais econômicos aos de altíssimo padrão, em todas as regiões do Rio. O protagonismo da cidade na área cultural, econômica e política, materializado na reunião de chefes de Estado da cúpula do G20, só contribui para ampliar esse otimismo do mercado, acrescenta Saceanu.

— Todo empresário costuma ser otimista, mas não estou inventando nada. Os fatos estão aí, temos bons motivos para comemorar — reforça.

O evento deste ano também vai dedicar uma homenagem ao engenheiro Carlos Carvalho, fundador da Construtora Carvalho Hosken, que faleceu em agosto deste ano, aos 100 anos. O empresário deixou um legado imobiliário na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, responsável pelo desenvolvimento de bairros planejados como Rio2, Ilha Pura e Península.

— Não poderíamos deixar de prestar uma homenagem a esse grande construtor e reconhecer o legado que Carlos Carvalho nos deixou. O mercado está ansioso para conhecer todos os ganhadores deste que é o maior prêmio do setor imobiliário carioca, que gera muito orgulho em quem recebe.

Legislação permite a oferta de mais produtos

Evento dá a dimensão da qualidade que vem permeando os projetos imobiliários

O Prêmio Destaque Ademi é como um termômetro do mercado imobiliário, para o vice-presidente da Cury, Leonardo Mesquita. A empresa, que foi vencedora na categoria Empreendimento Residencial de Grande Porte, no ano passado, com o projeto Epicentro, no Porto Maravilha, espera mais premiações neste ano.

— É um evento que nos dá uma dimensão melhor da qualidade do que está sendo produzido hoje no mercado. E sem dúvida o setor atravessa um bom momento no Rio, depois da crise pós-Olimpíada, com uma legislação nova e mais moderna, e que tem ajudado a expandir os projetos pela cidade — comenta Mesquita.

A área de responsabilidade social tem recebido atenção redobrada da Cury, culminando em projetos e parcerias que resgatam a História da Zona Portuária, além de ações em prol da segurança na região. Pela primeira vez, a empresa inscreveu um case nesta categoria, com o condomínio Heitor dos Prazeres, no Porto.

— É um projeto emblemático pelo tamanho, pelo local e pela cultura que trouxe para a região — destaca Mesquita.

Michel Gottlieb, diretorgeral da RJZ Cyrela, que também estará no evento de amanhã, concorda que o Prêmio Destaque Ademi é o mais importante do mercado carioca, que prestigia os melhores projetos desenvolvidos pelo setor imobiliário.

— Ficamos honrados em ter nossos empreendimentos e iniciativas constantemente agraciados pelo júri do prêmio. É o reconhecimento do nosso empenho em oferecer ao público do Rio produtos diferenciados, com qualidade e inovação.


Ver online: Extra - Morar Bem