5 Tendências do mercado imobiliário para 2024

em Portal Loft, 7/março

A chegada de um novo ano costuma trazer mudanças em todos os setores. Conheça as 5 principais tendências do mercado imobiliário para 2024!

Todo início de ano revela a importância de acompanhar as previsões e tendências do mercado imobiliário para planejar os próximos meses, certo? Em 2023, por exemplo, o setor registrou um crescimento de mais de 14% no Brasil.

O aumento foi impulsionado por fatores como a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida e o aumento da renda da população. Além disso, a redução das taxas de juros tornou os financiamentos mais acessíveis. A crescente busca por imóveis como investimento também foi um fator determinante para o resultado.

Mas o que esperar para 2024 diante desse cenário? Continue a leitura para descobrir quais são as 5 principais tendências do mercado imobiliário para o ano!

Quais são as 5 tendências do mercado imobiliário para 2024?

Você viu que acompanhar as tendências do mercado imobiliário é uma estratégia interessante para quem quer investir no setor, não é mesmo? Agora, é hora de saber o que esperar para os próximos meses e começar a se planejar para o ano.

Então descubra quais são as 5 tendências mais marcantes para 2024!

1. Aumento na procura por imóveis

O aumento da procura por imóveis é uma grande expectativa para o setor imobiliário em 2024. Com a possível redução da taxa Selic para próximo dos 9% nesse ano, segundo relatório do Banco Central, o mercado se prepara para um processo de crescimento expressivo.

Essa queda influencia o poder de compra da população e pode levar a uma maior movimentação nas negociações de venda de imóveis. O motivo é que os juros mais baixos favorecem a busca por crédito, como os financiamentos.

Ela também tende a impulsionar os rendimentos de ativos financeiros ligados ao setor imobiliário. Além disso, houve a aprovação do orçamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com um montante de R$ 117 bilhões.

Isso sinaliza uma maior disponibilidade de crédito, estimulando a busca pelo primeiro imóvel entre a população, por exemplo. Por fim, havia a previsão de investimento superior a R$ 13 bilhões no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

2. Procura por condomínios multifuncionais

Condomínios multifuncionais são outra forte tendência para 2024. Eles representam versatilidade e conveniência, duas características muito buscadas por compradores e investidores do setor imobiliário.

Eles oferecem uma integração entre imóveis residenciais e comerciais, além de áreas de lazer e convivência entre os condôminos. A ideia é reduzir a necessidade de deslocamento dos moradores e, com isso, melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Outro destaque em meio a essa tendência está na presença significativa de investidores russos, europeus e americanos. Muito prevalente em regiões turísticas, essa prática fortalece ainda mais a tendência dos condomínios multifuncionais.

3. Uso de mais tecnologia no processo de compra e venda

A tecnologia e a inovação também estão presentes no mercado imobiliário — e essa é uma forte tendência para 2024. Além do impacto já evidente da realidade virtual e aumentada no setor de vendas, o avanço tecnológico se aprofunda com outras iniciativas.

Uma delas é a criação da drex, a moeda digital criada pelo Banco Central para representar o real nas transações digitais. Havia previsão para sua circulação apenas em 2025, mas a sua expectativa já está agitando o mercado e mostrando a força da tecnologia no setor.

Ademais, o uso de plataformas virtuais para negociações, visitas virtuais e mais tem se consolidado no segmento. Por fim, há o crescimento da implementação de blockchain para registros de contratos digitais, reduzindo os custos e simplificando a fiscalização.

4. Busca por soluções mais sustentáveis

Sustentabilidade é um conceito que ganhou força nos últimos anos e, para 2024, isso não é diferente. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 57% das pessoas preferem projetos integrados à natureza.

O mesmo estudo mostra que 56% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por empreendimentos verdes. Essa demanda reflete uma tendência social que valoriza estratégias sustentáveis.

Entre elas, há o uso de energia solar, o reaproveitamento hídrico e a implementação de sistemas de uso inteligente de resíduos. Assim, esses imóveis tendem a ser altamente valorizados no mercado.

5. Personalizações que acompanham o envelhecimento populacional

Por fim, há as personalizações que acompanham as mudanças demográficas, em especial, o envelhecimento populacional. O Brasil está passando por um processo de alteração da pirâmide etária.

Desse modo, houve a mudança da idade média do brasileiro, passando de 29 para 35 anos em pouco mais de uma década. Então o segmento imobiliário busca formas de se adaptar à nova realidade.

O conceito emergente de consciência gerontológica orienta construtoras na criação de projetos que consideram as necessidades especiais na mobilidade de idosos. Portanto, casas e apartamentos passam a ser projetados com foco na acessibilidade.

Logo, os projetos podem contar com rampas de acesso, elevadores com portas mais largas e adaptações em espaços comuns. O objetivo é garantir a qualidade de vida dos moradores com idade mais avançada.

No entanto, pessoas com deficiência também costumam ser beneficiadas com a implementação dessas estratégias. Elas tornam os empreendimentos mais inclusivos e acessíveis, permitindo que todos possam morar bem e ter autonomia.

Neste post, você descobriu quais são as 5 principais tendências do mercado imobiliário para 2024. Esse é um ano de mudanças e expectativas, que representa uma boa oportunidade para bons negócios no setor.


Ver online: Portal Loft