Ademi-RJ e Abrigo do Marinheiro unem forças para capacitar profissionais da construção civil

em Diário do Rio, 11/fevereiro

Parceria com a Marinha do Brasil e apoio da Caixa Econômica Federal visa suprir a demanda por mão de obra qualificada no setor.

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ) e o Abrigo do Marinheiro (AMN) firmaram um convênio para capacitar militares da reserva não remunerada da Marinha do Brasil em áreas da construção civil. A parceria, que conta com a anuência da Caixa Econômica Federal, foi assinada nesta terça-feira, 11/02.

O objetivo é oferecer qualificação profissional aos jovens que estão deixando a Marinha e que são associados ao Abrigo, formando novos mestres de obras, encarregados, eletricistas, pedreiros e carpinteiros, entre outras profissões. A iniciativa busca suprir a crescente demanda por mão de obra qualificada no setor da construção civil, um dos maiores desafios enfrentados atualmente, segundo Marcos Saceanu, presidente da Ademi-RJ.

Saceanu destaca que a parceria, além do cunho social, será uma importante ferramenta para impulsionar a mudança desse cenário. “Esse é um sonho de muito tempo da Ademi. Tenho certeza que hoje estamos plantando a semente para colher muitos frutos em breve”, afirma. Ele ressalta que o projeto será tratado como uma pauta de responsabilidade social, distribuindo conhecimento e contribuindo para a formação de novos profissionais.

O contra-almirante Ricardo Lhamas Guastini, diretor de assistência social da Marinha e diretor geral do AMN, afirma que a parceria “chegou na hora certa”. Ele destaca que a oportunidade de ter acesso à qualificação profissional em um momento de alta demanda por mão de obra no mercado é “ímpar” para os jovens da reserva não remunerada que estão deixando a Marinha.

Guastini acredita que os jovens sairão qualificados e prontos para atuar em um ramo “muito rentável, digno e importante para a sociedade”. Ele espera que eles sejam “disseminadores da informação” para que mais pessoas possam trilhar esse mesmo caminho.

A assinatura do convênio contou com a presença do superintendente-geral da Ademi-RJ, Murillo Allevato, do sócio e co-CEO da Visione Engenharia, Alexandre Leibovici, e do superintendente executivo de Habitação (Rio Capital) da Caixa Econômica Federal, Claudio Martins Ribeiro de Jesus.


Ver online: Diário do Rio