Em Ipanema, Opportunity vai preservar casarão tombado em novo residencial com R$ 80 milhões em ‘estúdios’
em O Globo, 11/fevereiro
Endereço foi a casa do ‘monumento do Direito’ Pontes de Miranda por cinco décadas.
Os herdeiros do jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda — membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) morto em 1979 — finalmente venderam o casarão onde o intelectual viveu por cinco décadas em Ipanema, Zona Sul do Rio. Tombado, o imóvel do número 1.356 da Rua Prudente de Morais será preservado e vai ancorar um novo projeto residencial do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário.
Com Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em cerca de R$ 80 milhões, o empreendimento terá mais de 40 “estúdios”, em mais uma aposta dos incorporadores da região mais turística do Rio na demanda aquecida por apartamentos do tipo, destinados tanto à moradia como ao aluguel de curta duração. O projeto é uma sociedade com o Brix Fundo de Investimento Imobiliário e será o sexto com o selo Be.in.Rio, que reúne prédios com unidades compactas.
Já em 2014, O GLOBO noticiava que a família de Pontes de Miranda queria se desfazer do casarão de estilo eclético, que ocupa terreno de 750 metros quadrados quase na esquina da Rua Garcia D’Ávila e se divide em dois andares, com quatro quartos e duas salas. À época, porém, a estratégia era tentar o destombamento do imóvel. Desde 2003, a casa é tombada como parte da Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) de Ipanema.
— Nós fomos por outro caminho. Nosso projeto não toca no tombamento. A gente vai unir passado e presente. A casa será preservada com as características de sempre — diz Marcelo Naidich, co-gestor do fundo imobiliário do Opportunity, acrescentando que a gestora negociava o imóvel desde a pandemia.
Íntimo de Albert Einstein
Parte do casarão será transformada em três unidades residenciais, sendo duas de dois quartos e uma com um dormitório. A parte restante será dividida em espaços de uso comum, com áreas de coworking, espaço fitness, minimercado e lounge. O jardim que fica em frente ao casarão ganhará uma piscina.
— O empreendimento em si ficará nos fundos do terreno. Será um novo prédio com dez andares e arquitetura contemporânea — explica Naidich, acrescentando que o edifício será erguido com potencial construtivo obtido por meio do programa municipal Reviver Centro, que incentiva moradias na região central da cidade.
O prédio terá 42 unidades. As plantas terão de 34 a 114 metros quadrados. Com exceção das duas coberturas, todos os apartamentos serão “estúdios”, sendo quatro deles duplos. O lançamento será feito este mês, e a expectativa é entregar as chaves aos compradores no fim de 2027.
Descrito por seus pares como “monumento do Direito brasileiro”, o alagoano Pontes de Miranda foi um dos intelectuais mais respeitados do país no século XX. Polímata, além de direito, sociologia e filosofia, Pontes de Miranda era versado em matemática e física — por pouco não foi a Oxford estudar a disciplina de Newton —, a ponto de ter sido interlocutor frequente de Albert Einstein tanto em correspondências quanto em jantares no Rio e em Nova York. Isso tudo em alemão fluente, Das ist doch klar.
Ver online: O Globo