"O primeiro trimestre é o Natal do mercado imobiliário", diz executiva de marketing do QuintoAndar
em Valor Econômico, 11/fevereiro
Empresa aposta em campanha multicanal, com investimento 46% maior em marketing em relação ao ano passado.
Com dados que indicam uma busca por imóveis 35% maior no primeiro trimestre do ano na plataforma, resultando em uma alta de 20% no número de contratos de aluguel assinados e 18% nos contratos de compra e venda, o QuintoAndar está ampliando investimentos em diversas frentes para atrair consumidores que planejam uma mudança em 2025.
Entre as iniciativas recentes, lançou novas ferramentas de inteligência artificial (IA) para otimizar a busca de imóveis, conforme publicado pelo Valor no dia 30 de janeiro, e intensificou sua estratégia de marketing, com o lançamento de campanha publicitária e investimento 46% superior ao do mesmo período do ano passado.
Atualmente, a companhia gerencia mais de R$ 170 bilhões em ativos e opera em 75 cidades brasileiras. “O primeiro trimestre para o mercado imobiliário é o que o Natal representa para o varejo. Nossa campanha busca reforçar a proposta de valor da plataforma, destacando a experiência de busca aprimorada e fortalecendo a conexão com o público. O setor imobiliário no Brasil é complexo, e nosso foco é tornar essa jornada mais simples e satisfatória”, afirmou a diretora de marketing do QuintoAndar, Flávia Mussalem.
A campanha, que está sendo veiculada em todos os canais, como TV, rádio, mídia externa ("out-of-home"), digital e no Spotify, foi desenvolvida pela equipe interna. Assista aqui ao vídeo. Outras ações incluem divulgação de vídeos educativos no Youtube, que detalham os recursos da plataforma; e o projeto InfluCorretor de capacitação para corretores, voltado ao uso estratégico das redes sociais para captação de clientes.
Com mais de 5 mil corretores credenciados, a empresa também pretende fortalecer sua presença no TikTok, plataforma considerada estratégica para o engajamento com o público-alvo. Mussalem observou ainda que, apesar da tendência de alta nos preços dos imóveis nos próximos anos, a demanda deve acompanhar esse movimento. “Vemos um grande espaço para o crescimento do mercado.”
Executivo-chefe (CEO) e fundador da plataforma, Gabriel Braga, disse, em entrevista coletiva recente, que a alta da taxa básica de juros e o cenário macroeconômico “de mais incerteza”, tem o efeito de postergar a decisão de comprar imóvel, mas leva mais pessoas ao aluguel. “É uma das vantagens de estar nos dois [mercados]”, indicou.
O QuintoAndar não possui capital aberto e não divulga faturamento. Ao longo dos anos, por meio de rodadas de investimentos, recebeu aportes da Kaszek Venture, Angels, RuaneCunniff, QED, Qualcomm Ventures, General Atlantic, SoftBank, Dragoneer, Ribbit, LTS, Maverick, Alta Park, Dragoneer, Kevin Efrusy, Greenoaks e Tencent.
Além do Brasil, a empresa atua no México, Argentina, Peru, Equador e Panamá, operando nesses mercados com classificados de imóveis sob diferentes marcas, sem intermediação de transações. A expansão internacional começou em dezembro de 2021, com a aquisição das operações imobiliárias do Grupo Navent, incorporando plataformas como Zonaprop (Argentina), Imovelweb, Wimoveis e Union Softwares (Brasil), Plusvalia (Equador), Compreoalquile (Panamá), Adondevivir e Urbania (Peru), Inmuebles24 (México) e Tokko Broker Software.
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