‘Amenities’ invadem projetos no mercado carioca

em Valor Econômico, 31/janeiro

As empresas da capital fluminense com foco no alto padrão capricham nos espaços comuns dos empreendimentos para facilitar o dia a dia dos moradores.

Academia profissional e um andar inteiro para “wellness”, salão de beleza para pets e estúdio de gravação para podcast, piscina com correnteza e spa assinado por marca internacional... Os lançamentos de alto padrão no Rio têm apostado fortemente em “amenities” para tornar mais fácil a vida dos moradores. A ideia é resolver (quase) tudo dentro do condomínio, com praticidade e conforto.

No quesito bem-estar, as novidades são muitas. No retrofit Riô Residences & SPA, da SIG Engenharia, em Ipanema, o spa de 200 metros quadrados, com sauna, hidromassagem e sala de ginástica, será operado pela marca francesa L’Occitane en Provence. “Além de usar o espaço, as pessoas poderão contratar massagens e terapias com profissionais da empresa”, explica Schalom Grimberg, CEO da SIG.

No Belavista Residencial, uma parceria da construtora com Opportunity FII, também em Ipanema, um andar inteiro será destinado aos serviços de “wellness”. Nos 650 metros quadrados do ambiente, destacam-se a piscina com correnteza para a prática do nado estacionário e os tanques para banhos de contraste, com água fria e quente.

“Por experiência de mercado, sabemos que nosso cliente investe regularmente em bem-estar e decidimos, com a ajuda de médicos e esportistas, selecionar as melhores atividades e concentrá-las no mesmo piso, criando um grande atrativo no projeto”, afirma Marcelo Naidich, gestor do Opportunity FII.

Ainda no quesito saúde, a Balassiano Engenharia investiu R$ 1 milhão apenas nos equipamentos da marca italiana Technogym que estarão presentes na academia do edifício Ipanema Almar, pré-lançamento da marca. “A ideia é oferecer uma opção tão boa ou melhor do que as que a pessoa encontraria em academias profissionais, só que dentro do seu prédio”, explica Thiago Balassiano, diretor da Balassiano Engenharia.

O empreendimento contará ainda com uma piscina com raia de 25 metros, indoor e aquecida, para quem pratica natação. “É um ganho de tempo enorme: em vez de sair de casa, pegar o carro e encarar o trânsito para chegar ao clube, a pessoa poderá nadar acessando apenas o elevador”, diz Balassiano.

Inusitados

No First Humaitá, da Fator Realty, também na Zona Sul, além dos equipamentos de bem-estar, o projeto se destaca pela presença de um salão de beleza para pets e de um estúdio de gravação para podcasts. “São entregas que atendem a um novo comportamento das pessoas. Antes, uma piscina e um salão de festas já resolviam. Hoje, é preciso atender os ‘pais de pet’ com um espaço para os bichinhos e ter um estúdio de gravação com cenário profissional para quem precisa gravar vídeos e podcasts na era digital em que vivemos”, analisa Vasco Rodrigues, CEO da Fator Realty.

No Arpoador, a Gafisa entrega no final deste ano o condomínio Canto Mar, que traz elementos da hotelaria de luxo, como concierge e bar de piscina, além de academia operada pela Cia Athletica, serviços de praia como empréstimo de cadeiras e guarda-pranchas, e um inusitado “coworking”. Mas quem vai trabalhar ali?

“Muitos compradores são de fora da cidade, inclusive estrangeiros de passagem pela cidade e que, eventualmente, podem precisar fazer uma reunião online ou resolver algum assunto profissional”, explica Luis Fernando Ortiz, vice-presidente de Negócios da Gafisa.

Segundo ele, os “amenities” ganharam muita relevância nos últimos anos e são fundamentais na tomada de decisão de compra, atrás apenas da localização e da planta. “Essas áreas comuns e serviços são importantes porque eles tiram o racional da análise e transmitem como será viver naquele empreendimento”, afirma.


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