Empreendimento na Barra impulsiona oferta de apartamentos compactos para novo estilo de vida
em Extra - Morar Bem, 8/setembro
Com conceito de ‘bairro planejado’, Cidade Arte conta com monitoramento de segurança via IA e urbanização subterrânea.
A Barra Olímpica tornou-se escolha certa para empreendimentos na Zona Oeste, sejam eles residenciais ou comerciais. A região, que sediou os Jogos Olímpicos de 2016, abriga shoppings, opções de lazer, mercados, unidades de saúde e recebe eventos importantes, como shows e festivais de música. Uma nova oportunidade de moradia pode agradar a quem sonha desfrutar de um estilo de vida prático e contemporâneo na região, que ainda conta com opções de transporte que conectam os moradores a todos os cantos da cidade.
O Arte Design, terceiro projeto do bairro planejado Cidade Arte, novo empreendimento da Construtora Calper, oferece novidades que prometem suprir a necessidade de apartamentos compactos no Rio, com segurança e ótima infraestrutura. Nos últimos cinco anos, o metro quadrado de venda na Barra Olímpica cresceu 68%, de acordo com a pesquisa de mercado da Real Estate Intelligence (REI), realizada no primeiro semestre de 2024. As unidades devem custar a partir de R$ 268 mil, e o preço por metro quadrado, a partir de R$ 7.974.
— O Rio tem apenas seis mil apartamentos compactos, São Paulo, 500 mil. Há um estudo que indica que, para atender à demanda da cidade, teríamos que construir 50 mil unidades compactas em 20 anos. Esse projeto começa a corrigir a distorção de segregação das pessoas de classe média que queriam apartamentos compactos e não tinham condição de comprar — afirma Ricardo Ranauro, CEO da Calper.
O empreendimento traz o conceito de “bairro planejado”, garantindo aos moradores segurança, por meio de inteligência artificial, e uma urbanização com infraestrutura subterrânea e bloquetes coloridos que lembram ruas das principais cidades da Europa, como Paris, Madri e Milão.
— Vamos ter um sistema de IA conectado aos órgãos públicos. As câmeras são ensinadas a aponta rum sinal de alerta quando entende que existe uma movimentação estranha entre duas pessoas ou mais. Nesse momento, acende um sinal para um funcionário que acompanha tudo no mosaico com imagens de todas as câmeras — conta Ranauro.
Qualidade de vida
O projeto tem 1.554 unidades, divididas em quatro blocos. Os apartamentos de um quarto são 70%, enquanto os 30% restantes são de double suítes, upgardens, townhouses e coberturas duplex. O empreendimento conta ainda com loja se, em cada bloco, há piscina no último andar, sky lounge, sky bar e churrasqueira. O Arte Design oferece, ainda, diversos serviços, como bicicletas elétricas, lavanderia compartilhada, manutenção residencial, espaço guarda entrega, entre outros. Para completar, os moradores desfrutarão de um beach point exclusivo do condomínio, na Praia do Recreio.
Ranauro destaca que o objetivo do empreendimento é dara um público jovem, de classe média, a oportunidade de morar em um local que respira qualidade devida, arte é acessível:
— O Rio é um local que tem sido inóspito para moradores que vêm de outros locais para estudar, um público jovem que está começando avida e precisa ter um custo mais baixo para a moradia. Então começamos a corrigir essa distorção. As pessoas podem vir para o Rio agora, vão te rum aluguel cujo condomí ni oéR $9,50 por metro quadrado acada mês.
A abertura do estande do Arte Design é neste final de semana, coma inauguração do decorado.