Valor do aluguel no Rio bate recorde

em A Tribuna RJ, 6/setembro

Levantamento do QuintoAndar ponta que este é o valor mais alto da série.

O preço do aluguel na cidade do Rio de Janeiro atingiu um novo recorde em agosto, com o valor médio do metro quadrado chegando a R$ 41,40, de acordo com o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado nesta quinta-feira (5). Esse é o valor mais alto registrado desde o início da série histórica, em 2019. A marca foi alcançada após uma breve queda em julho, que representou a primeira retração desde a pandemia e a primeira desde agosto de 2021.

Apesar da alta recente, especialistas afirmam que o mercado imobiliário carioca apresenta sinais de desaceleração. “O mercado no Rio dá sinais de desaquecimento desde o fim do ano passado. Embora o preço tenha subido novamente, o aumento acumulado em 12 meses é o menor dos últimos dois anos”, explica Pedro Capetti, especialista em Dados do Grupo QuintoAndar. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 11,08%, o menor percentual desde maio de 2022.

Enquanto apartamentos de três dormitórios registraram uma queda de 0,3% no valor do metro quadrado em agosto, os imóveis de um e dois dormitórios apresentaram alta de 1,27% e 0,62%, respectivamente.

Ipanema perde destaque no ranking dos bairros mais caros

Outro dado relevante trazido pelo índice é a desvalorização observada em alguns dos bairros mais nobres da capital fluminense. Ipanema, tradicionalmente entre os bairros mais caros do país, registrou uma queda de 8,3% no preço do metro quadrado nos últimos 12 meses. Com isso, o bairro saiu do top 5 nacional e ocupa, agora, a sexta posição, com o valor do metro quadrado fixado em R$ 91.

O bairro carioca fica atrás de Leblon, também no Rio, e de bairros como Vila Olímpia, Brooklin e Jardim América, em São Paulo, além do Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília. Além de Ipanema, apenas outro bairro no Rio de Janeiro, Vila Valqueire, apresentou desvalorização no mesmo período, com queda de 1,9%.


Ver online: A Tribuna RJ