Quando completou 450 anos, em 2023, Niterói ganhou um plano de revitalização da região central, incluindo a reurbanização de ruas, a criação de corredores verdes e a ligação do Centro ao famoso Caminho Niemeyer, além de quadras destinadas a novos empreendimentos residenciais. As mudanças e as oportunidades chamaram a atenção das construtoras e, não por acaso, houve um boom de lançamentos no Centro do município: de projetos econômicos aos de médio padrão.
Um deles é o Green Life, com 752 unidades, lançado em junho pela Novolar. Segundo Waldecy Prado, diretor Comercial da empresa, 20% dos apartamentos das quatro torres do empreendimento, que será erguido em um terreno de 10,5 mil metros quadrados, já foram comercializados.
Parte das unidades (30%) está enquadrada no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), e as restantes (70%) podem ser adquiridas por meio do financiamento SBPE, também da Caixa Econômica Federal. Os apartamentos tipo de dois quartos (com e sem suíte) e varanda estão sendo vendidos por valores que vão de R$ 330 mil a R$ 520 mil, e as 48 unidades garden, de R$ 580 mil a R$ 750 mil.
O executivo diz que esse é o primeiro projeto da Novolar em Niterói, cidade que tem chamado a atenção de pessoas das zonas Norte e Oeste do Rio. Na sua avaliação, esses compradores são atraídos pela localização privilegiada do empreendimento, que fica próximo à Ponte Rio-Niterói, ao terminal das barcas e a supermercados, shopping centers, parque e hospital.
— O empreendimento fica a dez minutos a pé das barcas. As pessoas vão gastar menos tempo para chegar ao Centro do Rio do que se estiverem morando em bairros das zonas Norte e Oeste, por exemplo — destaca.
O diferencial do Green Life, afirma Prado, será o paisagismo que ocupará uma ampla área verde e será projetado por empresa especializada que estudou o bioma local para propor, por exemplo, a replantação de árvores nativas no Centro de Niterói. O projeto ainda terá um rooftop com lazer e vista privilegiada para a Baía de Guanabara em cada torre.
A localização, a facilidade de locomoção por vários meios de transporte, o comércio e a oferta de serviços também fizeram a Cury Construtora desembarcar na região central de Niterói com três projetos de médio padrão. Os primeiros foram o Urban Downtown, já entregue, e o Rio Branco 220, lançado em 2023, totalmente vendidos. Em setembro, será lançado mais um empreendimento na região, com cerca de 500 unidades.
— A facilidade de acesso e uma boa infraestrutura de comércio e serviços passaram a ser mais valorizadas depois da pandemia. E o Centro de Niterói reúne todas essas facilidades, com preços mais em conta, o que atrai pessoas de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá — ressalta Leonardo Mesquita, vice-presidente da Cury.
Segundo ele, ainda há espaço para mais oportunidades na área central da cidade, conhecida por reunir um público das faixas de renda A e B, e novos projetos imobiliários na região tornam a cidade um lugar mais plural.
— Faz bem para a economia da cidade essa mescla de público, gera mais potencial de crescimento e contribui para torná-la um lugar com mais oportunidades — comenta.
O membro do Conselho Fiscal da Ademi-Niterói e CEO da Conviva Engenharia, Felipe Romano, defende mais incentivos para empreendimentos econômicos e de médio padrão no município. A construtora dele ainda não fez lançamentos na região pela dificuldade de fechar a conta, por causa do alto custo dos terrenos e da construção.
— Lançamos um projeto de médio padrão no Ingá, bairro próximo ao Centro, com estúdios e unidades de um quarto, a partir de R$ 415 mil. São 92 apartamentos e uma loja.
Construtora prioriza projetos econômicos
Além do Centro, o foco dos lançamentos são os bairros próximos àquela região
AMP Construtora também vem apostando forte em Niterói. Em setembro de 2022, lançou o Monumental Okara, seu primeiro empreendimento na cidade, localizado no bairro de São Lourenço, colado à região central. Cerca de 85% dos 498 apartamentos já foram vendidos.
No ano passado, em outubro, a construtora fincou bandeira no Centro da cidade com o Monumental 450. O empreendimento tem 70% das unidades enquadradas no Minha Casa, Minha Vida, e 30%, no SBPE. O projeto conta com estúdios (a partir de R$ 230 mil) e apartamentos de um quarto (a partir de R$ 320 mil) e de dois quartos com varanda gourmet (por R$ 550 mil).
— Pretendemos lançar outro empreendimento na região, onde temos dois terrenos, em 2025. Os lançamentos vão ser na mesma linha dos dois anteriores — destaca Raphael Vasconcelos, gerente-geral da construtora.
O diferencial do Monumental 450, segundo Vasconcelos, será o rooftop com restaurante e vista privilegiada para a Baía de Guanabara. No próximo mês, a empresa pretende fazer um novo lançamento na cidade, desta vez, no Fonseca, outro bairro colado ao Centro.