Rio será a capital mundial da habitação, de 13 a 16 de agosto
em Agência CBIC, 12/agosto
Cidade receberá reunião da maior entidade internacional do setor.
Pela primeira vez, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) será anfitriã de uma reunião da International Housing Association (IHA) – ou Associação Internacional de Habitação –, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro (RJ). O evento será realizado na Casa Firjan, no bairro de Botafogo, e reunirá líderes globais do setor de construção civil e habitação para debater os principais desafios e inovações que moldarão o futuro da indústria.
As reuniões da IHA estão entre os principais fóruns globais de discussão e colaboração no setor de habitação. “O encontro do Rio visa promover o intercâmbio de conhecimentos, compartilhar melhores práticas e explorar soluções para os desafios enfrentados pela indústria em diferentes partes do mundo, como mudanças climáticas e industrialização da construção”, explica o presidente da CBIC, Renato Correia.
A CBIC desempenhará um papel de destaque na reunião deste ano, liderando discussões fundamentais sobre acessibilidade habitacional, inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento da força de trabalho no contexto da construção civil. Os debates vão envolver representantes de diversos países como EUA, Noruega, Reino Unido, Canadá, Austrália e Japão.
“A CBIC irá coordenar a Cúpula Global de Habitação e Imóveis no evento internacional e apresentará painéis com temas muito importantes, como os desafios da industrialização para a construção no Brasil e os programas de aluguel de habitação social para combater o déficit de moradias, no país e no mundo. Será um momento muito especial e produtivo”, destaca José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da CBIC e representante da entidade na IHA.
A reunião contará com o presidente da IHA e secretário de Relações Internacionais da Japan International Association for the Industry of Building and Housing (ou Associação Internacional Japonesa para a Indústria da Construção e Habitação – JIBH), Tom Ito. Entre outros temas, ele falará sobre ‘Descarbonização da habitação no Japão’.
Durante a programação, reservada inteiramente a membros de entidades nacionais associadas, será feita a apresentação de um estudo sobre os ‘Mercados de habitação ao redor do mundo’, conduzido pelo economista Prakash Loungani, ex-conselheiro do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Haverá também painéis com a participação de especialistas de diferentes países sobre sistemas nacionais para qualificação de mão de obra, que irá discutir o que está funcionando e o que precisa mudar, assim como debates sobre impacto das regulamentações governamentais na habitação. A programação reserva ainda um debate sobre o futuro da habitação em diversos países e no Rio de Janeiro, além de uma visita a empreendimentos em andamento na cidade.
IHA discute o futuro da habitação no mundo
Criada há 35 anos, a IHA é uma organização global que promove a troca de conhecimentos e boas práticas entre associações nacionais de habitação e construção civil, com foco em acessibilidade habitacional, sustentabilidade, inovações tecnológicas e capacitação de mão de obra. No Brasil, a atuação da IHA é particularmente relevante, dada a complexidade do setor habitacional no país e os desafios de urbanização que enfrenta.
“A participação da CBIC na IHA não só fortalece a posição do Brasil na discussão global, como também contribui para trazer ao país as inovações e tendências que moldam o futuro da habitação em escala mundial”, explica José Carlos Martins.
Através das reuniões periódicas a IHA discute políticas públicas e aborda desafios comuns enfrentados pela indústria. Nas Reuniões Anuais são debatidas estratégias de longo prazo e são realizadas na sede da entidade internacional, em Las Vegas, nos EUA.
Já as Reuniões Intermediárias (ou interinas) são realizadas entre as Anuais, em países-sede de entidades associadas, para discutir assuntos em andamento, fazer atualizações sobre projetos nas áreas de interesse. O encontro no Rio é a Reunião Interina de 2024 e será a segunda desta natureza realizada de forma presencial desde a pandemia de Covid-19. A anterior ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2022.
Ver online: Agência CBIC