Botafogo se transforma e ganha destaque mundial

em Valor Econômico, 18/outubro

Bairro tradicional da Zona Sul se moderniza, sedia uma das ruas mais descoladas do planeta, segundo a Time Out, e atrai projetos de luxo.

Bairro que sedia a Rua Arnaldo Quintela, uma das “dez mais descoladas do planeta”, segundo lista da revista Time Out divulgada neste ano, Botafogo caiu no gosto do mercado imobiliário carioca de alto padrão. Não por acaso. Outrora berço da nobreza carioca com seus majestosos casarões, o bairro se destaca dos demais pela harmonia entre o que há de mais tradicional e de mais moderno em conceito arquitetônico.

O clima nas ruas é de descontração, e o agito noturno é um dos mais badalados do circuito carioca — o que justificou a inclusão da rua no seleto grupo que inclui endereços na Austrália (a High Street, de Melbourne), no Japão (a Chazawa-dori, em Tóquio), nos Estados Unidos (a Leste Onze, em Austin) e na Espanha (a Consell de Cent, em Barcelona).

Pois coube à mineira Canopus lançar um condomínio luxuoso na badalada rua do bairro da Zona Sul carioca: o Arq Life Design Botafogo é resultado de uma negociação que se estendeu por dois anos com diferentes proprietários, para a aquisição de seis lotes na Arnaldo Quintela. “Estamos sempre avaliando oportunidades para diversificar a atuação no Rio, e Botafogo tem grande importância no cenário da cidade, com serviços, transportes e comércio variado. E tivemos a sorte de encontrar essa oportunidade exatamente na rua que é referência na região”, afirma Cristiano Postigo, diretor de Marketing da Canopus.

A Piimo também apostou no bairro para lançar um projeto com várias tipologias que atendem ao perfil atual dos jovens moradores do bairro. O residencial Guilhermina, localizado na rua de mesmo nome, tem 12 unidades de dois, três e quatro quartos de 50 a 200 metros quadrados. “A resposta do mercado consumidor de produtos imobiliários modernos e sofisticados foi imediata: todas as unidades foram vendidas em menos de um ano”, diz Marcos Saceanu, presidente da Piimo Empreendimentos.

Ele credita a grande procura por condomínios de luxo no bairro à qualidade e à variedade dos serviços disponíveis para os mais diversos perfis de consumo. “Botafogo tem transportes públicos, escolas de excelência, serviços médicos, polo de gastronomia e muitas opções de lazer e entretenimento. Por tudo isso, a partir do próximo ano devemos ter uma grande safra de empreendimentos de alto padrão na região”, prevê.

Botafogo também foi a escolha da Inti para sediar o inovador Haus 34, projetado pelo escritório francobrasileiro Triptyque Architecture. “É um conceito residencial nunca visto antes na Zona Sul carioca, que reproduz a experiência de viver em uma casa suspensa”, afirma André Kiffer, CEO da empresa. São apenas nove unidades de quatro suítes com 353 metros quadrados e piscina privativa.

A construtora planeja ainda outros dois lançamentos de luxo no bairro: um na Rua Sorocaba, com 51 unidades, e outro mais sofisticado e exclusivo na Rua Dezenove de Fevereiro, com apenas 13 apartamentos. Na disputa por terrenos nas ruas mais aprazíveis do bairro para erguer projetos luxuosos, a Performance se destacou com a aquisição do único terreno disponível na Praia de Botafogo, que não recebia um lançamento havia mais de 50 anos.

“É um empreendimento único e exclusivo, de frente para a belíssima Enseada de Botafogo e com vistas para dois dos mais famosos cartões-postais da cidade: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor”, ressalta Renato Leite, CEO da empresa. Segundo o empresário, o novo residencial será o marco da requalificação da Praia de Botafogo, hoje com perfil basicamente comercial. “Foi o que ocorreu com o Condomínio Jardim Botafogo, que revitalizou uma área do bairro com baixa percepção de valor antes”, argumenta.

O projeto tem 44 apartamentos com dois a quatro quartos e coberturas, distribuídos em 14 andares. Com área de nove mil metros quadrados, o empreendimento foi erguido em duas fases já entregues. A Performance tem mais um projeto de luxo recém-construído no bairro, o S Design, que ficou pronto no mês passado.


Ver online: Valor Econômico