Cyrela, TIM e Marcopolo entram na lista de ações para outubro
em Valor Econômico, 2/outubro
As ações da Vale e as da Petrobras ficaram empatadas com as da construtora Cyrela entre as mais indicadas para investir em outubro, segundo as recomendações das corretoras que compõem a Carteira Valor. A Cyrela entrou na seleção porque é uma incorporadora e construtora de imóveis residenciais com presença significativa no país, além da Argentina do Uruguai, diz Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos. “Ainda que os juros elevados dificultem a aceleração da retomada do setor, acreditamos no potencial de subida da receita impulsionado pelo desempenho operacional, especialmente pela melhoria da margem bruta devido ao lançamento de projetos mais rentáveis em 2025”, afirma.
Estádio do Flamengo promete revitalizar o bairro de São Cristóvão
em O Globo, 29/outubro
Há séculos, São Cristóvão vive ondas de ocupação, que remodelam seu espaço urbano. Agora, ao que tudo indica, os megacondomínios são a bola da vez nesse processo. Impulsionado por sua inclusão na área do Porto Maravilha, pela inauguração do Terminal Gentileza e pela badalada promessa de construção do Estádio do Flamengo no terreno do Gasômetro, o bairro tem despertado o interesse de incorporadoras e compradores. Um termômetro desse movimento é o aumento do número de consultas sobre São Cristóvão registrado na Sérgio Castro Imóveis: 36% entre o primeiro semestre deste ano e o último do ano passado. E mais: o anúncio de que o Flamengo construirá seu estádio no bairro fez as buscas por imóveis na região crescerem quase 60%.
Varandas ganham status nos projetos econômicos
em Extra - Morar Bem, 1º/outubro
No clima ensolarado do Rio de Janeiro, ter uma varanda em casa é certeza de desfrutar bons momentos com amigos e família, em um ambiente mais agradável e ventilado. Nos projetos enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e no segmento de médio padrão, esses espaços estão ficando maiores e já vêm com infraestrutura para que o morador possa ter a tão sonhada varanda gourmet. A CTV Construtora diz que o ambiente faz parte do DNA dos projetos da empresa: todos os lançados com a marca da construtora têm varandas em suas unidades. O gerente Comercial, Bruno Camargo, diz que, além de ser um charme, o espaço aberto eleva o padrão dos empreendimentos.
Mapeamento da construção aponta aumento no volume de obras
em Valor Econômico, 30/setembro
O levantamento divulgado pela Hoff Analytics em setembro trouxe uma nova perspectiva para o mercado da construção no Brasil, um dos setores mais dinâmicos e estratégicos da economia nacional. Em contraste com um estudo anterior da empresa, que apontou uma retração nas atividades do setor no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, o novo relatório mostra sinais positivos de recuperação ao comparar os dados dos dois primeiros trimestres do ano. Os números indicam que o 1º trimestre de 2024 envolveu aproximadamente 619 mil novas obras, distribuídas em diferentes fases e tipos de serviços, das quais mais de 24 mil eram obras públicas. O segmento residencial foi responsável por cerca de 44% das obras totais, e as construções de até 100 m² representaram 52,84% deste montante. Já as grandes obras, com áreas de até 10.000 m², somaram 4,68%.
Consórcio imobiliário cresce no Brasil e movimenta mais de R$ 12 bilhões no mercado
em A Tribuna, 1º/outubro
Com quase dois milhões de participantes ativos, o consórcio de imóveis vem alcançando números cada vez mais expressivos no País. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), a modalidade avança apoiada em diferentes razões, entre elas, o aumento de patrimônio para obtenção de renda extra. “O consórcio de imóveis, terceiro maior setor em número de consorciados ativos, tem sido a opção mais simples e econômica para realização do sonho da casa própria e apresentou grande procura no mês de agosto, registrando recorde de adesões nos últimos 20 anos, com vendas superiores a 145 mil cotas”, afirma o presidente da Abac, Paulo Roberto Rossi. De acordo com o executivo, a modalidade tem mostrado resultados crescentes. No último mês de agosto, o tíquete médio mensal atingiu R$ 220 mil, um acréscimo de 26% em relação a agosto de 2023.
Corte de juros nos EUA ajuda setor imobiliário
em Valor Econômico, 1º/outubro
A primeira queda nos juros americanos em quatro anos, anunciada em setembro pelo Fed, o banco central dos Estados Unidos, deve incentivar o mercado imobiliário local, que tem atraído investidores brasileiros. Não que o ambiente de taxa alta e inflação acima da média para o país chegasse a assustar quem já fazia negócios no Brasil, diz Ricardo Costa, sócio da RBR Asset Management responsável pela operação nos EUA. “Estamos acostumados mas, aqui, isso não acontecia desde os anos 1970”, afirma.
Preços de vendas de imóveis se mantém acima da inflação em 2024
em Veja Negócios, 2/outubro
O índice FipeZap identificou uma alta média de 0,71% nos preços dos imóveis no Brasil no último mês de setembro. A valorização maior foi a de imóveis com três dormitórios (0,76%). No acumulado de 2024, a alta é de 5,88%, acima da inflação oficial do país medida pelo IPCA, que é de 2,99% no período. Entre as capitais, destaques para Curitiba, João Pessoa e Salvador, onde os preços dos imóveis subiram este ano, em média, 14,19%, 13,26% e 12,92%, respectivamente.