Varandas ganham status nos projetos econômicos

em Extra - Morar Bem, 1º/outubro

Espaço que permite reunir a família e os amigos para momentos de lazer passa a integrar empreendimentos enquadrados no MCMV.

No clima ensolarado do Rio de Janeiro, ter uma varanda em casa é certeza de desfrutar bons momentos com amigos e família, em um ambiente mais agradável e ventilado. Nos projetos enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e no segmento de médio padrão, esses espaços estão ficando maiores e já vêm com infraestrutura para que o morador possa ter a tão sonhada varanda gourmet.

A CTV Construtora diz que o ambiente faz parte do DNA dos projetos da empresa: todos os lançados com a marca da construtora têm varandas em suas unidades. O gerente Comercial, Bruno Camargo, diz que, além de ser um charme, o espaço aberto eleva o padrão dos empreendimentos.

— É um atrativo no momento das vendas, uma carta na manga. Por isso, estamos sempre trazendo novidades para as varandas em nossos projetos — afirma Camargo.

Nos empreendimentos mais recentes, a empresa tem oferecido aos clientes do MCMV a oportunidade de montar sua varanda gourmet. Para isso, a planta permite conectar o espaço com a cozinha e a sala e já prevê bancada e pontos de instalação hidráulica e elétrica, que podem ser usados para churrasqueira, televisão ou adega. As varandas costumam medir 15 metros quadrados nos empreendimentos da CTV.

— No segmento econômico, são comuns os projetos com apenas uma sacada, sem extensão para fora. A CTV entrega uma varanda de fato. Os clientes percebem e valorizam isso e costumam ficar impactados — relata.

Camargo diz que, nesses projetos, é um desafio implementar algo mais elaborado em função do custo. Segundo ele, a empresa costuma apertar os gastos para não deixar de inserir as varandas nas plantas.

— Procuramos unir o útil ao agradável, usar a criatividade e lançar mão das novidades da arquitetura para fazer empreendimentos esteticamente diferenciados no segmento econômico, com cores e layout modernos.

A Rio8 também faz questão de oferecer varandas em seus projetos econômicos. Nos últimos lançamentos, o espaço foi evoluindo e ganhando metragens maiores, segundo a CEO Mariliza Fontes Pereira. No Cenário Monet, em Petrópolis, as varandas têm 2,9 metros quadrados. Já no Cenário da Montanha, também lançado na cidade serrana, elas têm 4,6 metros quadrados. No Cenário dos Pássaros, em Teresópolis, as varandas medem 5,3 metros quadrados.

— Optamos por fazer produtos diferentes, dentro da lógica do bom, bonito e barato. Não é caro fazer varanda, e conseguimos encaixar nas faixas 2 e 3 do programa MCMV — informa.

Mariliza diz que há duas coisas que encantam os clientes do econômico: varandas e apartamentos com dois banheiros. Segundo ela, a construtora fez um projeto econômico com mix de unidades com e sem varanda, e os que tinham o espaço foram vendidos muito mais rapidamente.

— Deixamos ponto de água e de energia na varanda e um ralo no chão para o cliente colocar bancada e churrasqueira. No econômico, precisamos fazer conta — pontua Mariliza.

Na Direcional, o lançamento de projetos é feito após um estudo detalhado do perfil da região que receberá o empreendimento. Assim, a decisão de ofertar ou não apartamentos com varanda é feita caso a caso, buscando sempre um equilíbrio entre as plantas e o valor das unidades, informa Felipe Macedo, gerente Comercial da empresa.

— Faz parte da cultura da Direcional desenvolver projetos com varanda, temos diversos empreendimentos com esse diferencial. Nas próximas semanas, inclusive, faremos o lançamento do Residencial Laranjeiras, em Campo Grande, e terá 400 unidades, sendo 192 com varanda — adiantou Macedo.

Espaços gourmet aceleram vendas

Os imóveis são mais disputados à medida que têm varandas maiores
As varandas gourmet já vêm dominando os empreendimentos de médio padrão. A Avanço Realizações Imobiliárias inseriu a chamada “varanda trendy” nos projetos da linha Now, lançados no Cachambi, na Vila da Penha e em Vista Alegre. O mais recente foi o Now Plus, no Méier. Fernando Nabuco, gerente de Marketing da empresa, informa que, em todos os empreendimentos, as varandas sempre fizeram sucesso.

— Começamos com a oferta de bancada de granito, cuba de inox, cooktop elétrico de duas bocas e previsões de pontos para adega, frigobar e TV. Outro diferencial é a sonorização do ambiente, com caixa de som interligada ao amplificador que fica na parede da sala. As varandas têm em média sete metros quadrados. Pensamos sempre em oferecer um espaço em que o morador possa fazer suas refeições com a família e os amigos — explica Nabuco.

A Calçada vem construindo churrasqueiras nos empreendimentos lançados no segmento de médio padrão. Para Bruno Oliveira, diretor Comercial e de Incorporação da empresa, a varanda hoje é mais do que um anexo: é uma área de lazer do apartamento.

— Nosso país é tropical, tem temperaturas elevadas. As varandas tornaram-se uma espécie de extensão do apartamento onde as famílias se reúnem, recebem as pessoas, fazem confraternizações e promovem eventos sociais. É algo bem importante! E, quanto maiores são as varandas, mais disputado é o imóvel — diz Oliveira.


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