Indústria do concreto se reúne em São Paulo

em Valor Econômico, 2/agosto

Falta de mão de obra, automação nos canteiros, ousadia das edificações e sustentabilidade são alguns dos temas que estarão em debate no Concrete Show.

A construção civil é um importante termômetro da economia e se as previsões da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) se concretizarem, 2024 deverá ser um ano positivo. Isto porque a entidade revisou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor, de 1,3%, para 2,3%. Tal índice está acima das previsões do PIB brasileiro e tem como motivações principais as boas perspectivas de compras e lançamentos, a projeção do crescimento da economia brasileira, incluindo também os efeitos das adequações previstas para o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Além disso, dados recentes do SindusCon-SP apontam que a indústria gerou mais de 180 mil novos empregos só no primeiro semestre deste ano, uma alta de 6,58%.

Esses e outros fatores corroboram o otimismo do setor que estará reunido na 15ª edição do Concrete Show, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista. “Superamos a marca de 400 expositores de diversas partes do mundo, reunidos em mais de 32 mil m²”, diz o gerente de produto do Concrete Show, Fernando D’Ascola.

Construção do conhecimento – Mais do que um evento de lançamento de produtos e serviços, o Concrete Show se confirma como um espaço de discussão de ideias e apresentação de pesquisas por meio do Congresso Construindo o Conhecimento que, neste ano, tem como tema central “O futuro do concreto na infraestrutura urbana”. Durante os três dias de evento, haverá uma programação formada por mais de 50 horas de palestras, painéis, congressos e seminário, que serão apresentadas simultaneamente em três espaços.

Realidade aumentada, BIM, inovações em materiais, inteligência artificial e sua aplicabilidade na indústria da construção, infraestrutura urbana, saneamento básico e a neutralização de carbono estão entre as temáticas do Congresso. Esta última, por sua vez, será uma palestra em espanhol proferida pelo diretor-presidente da Federacion Iberoamericana del Hormigón Premezclado (FIHP), Manuel Lascarro. “A escolha dos temas, palestrantes e painelistas procurou ser o mais abrangente possível a fim de, não apenas contemplar temáticas importantes da atualidade, mas que também pudesse acrescentar o máximo possível de informações aos participantes”, diz Fernando.


Ver online: Valor Econômico