As pessoas físicas agora poderão contar com uma nova linha de crédito criada pela Caixa Econômica Federal, com uma taxa de juros pós-fixada anual a partir de 114% do CDI, para financiar imóveis acima de R$ 1,5 milhão. A nova modalidade vale também para quem já tem financiamento habitacional ativo no banco, com prazo para pagamento de até 360 meses.
De acordo com a instituição financeira, as condições são válidas para imóveis residenciais novos e usados. Mas será inicialmente destinada ao financiamento de imóveis prontos.
Os clientes já podem fazer simulações de financiamento no site www.caixa.gov.br ou no aplicativo Habitação Caixa. Caso haja interesse em realizar a transação, basta procura ruma agência da Caixa ou correspondente Caixa Aqui, para que a avaliação de crédito seja feita.
Como funciona
Na nova linha — batizada de Crédito Imobiliário CDI —, a taxa de juros anual será composta por percentual da média diária do índice e partirá de 114% do CDI — título bancário que segue a variação da taxa básica de juros, a Selic —, variando de acordo com o prazo de pagamento previsto e o tipo de relacionamento do cliente com o banco.
Ainda segundo a Caixa, o cliente terá como opção o sistema de amortização SAC (com parcelas decrescentes ao longo do tempo de financiamento), com entrada mínima de 30% do valor do imóvel.
Vale destacar, no entanto, que como a modalidade se enquadra no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), não é possível ao comprador utilizar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).