ADEMI-RJ na imprensa

O encanto dos projetos "pé na areia"
em O Dia, 9/dezembro

Os famosos resorts “pé na areia” agora também são tendência em condomínios residenciais da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, além da Região dos Lagos e da Costa Verde. Marcos Saceanu, presidente da Ademi-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), complementa que o Rio por ter um litoral com praias maravilhosas, esses projetos se destacam ainda mais. “Seja para morar, como vemos na orla da cidade toda, ou para investir, passar finais de semana ou alugar por temporada, esses imóveis só tendem a valorizar, devido a sua localização, e atraem diversos públicos, sejam cariocas ou compradores e investidores do mundo todo”, observa Saceanu.

Notícias

Eduardo Paes compara projeto do Sambódromo à revitalização da Zona Portuária
em Band UOL, 9/dezembro

Nesta segunda-feira (9), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, comparou o projeto à revitalização da área portuária da cidade, que teve início com a implosão do Elevado da Perimetral em 2013. Paes também explicou que o investimento vai ser feito pela iniciativa privada, por uma Operação Urbana Consorciada, quando os investidores pagam para investir na área, cumprindo as definições do projeto da Prefeitura. Para Cláudio Hermolin, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio, o projeto é positivo. Ainda segundo Claudio, o Sindicato ainda não foi procurado pela Prefeitura, mas os empresários têm expectativas altas.

Cury e Living apostam na Praça Mauá e lançam ferramenta inovadora para calcular economia de tempo dos moradores
em Diário do Rio, 11/dezembro

No início de novembro, a Cury Construtora, em parceria com a Living, lançou o Orla Mauá, seu décimo segundo condomínio residencial na Região Portuária do Rio. Localizado na Avenida Venezuela, ao lado da sede da L'Oréal, o empreendimento já está alcançando resultados impressionantes. Apenas na primeira semana de vendas, 50% das unidades foram comercializadas, destacando a alta demanda e o interesse pelo projeto. O Orla Mauá se destaca como o primeiro empreendimento residencial de grande porte na região da Praça Mauá, com mais de 5 mil m² de terreno. O projeto também impulsionou a criação de uma nova plataforma que está transformando a forma de vender imóveis no Porto. Em conjunto com o lançamento, a Cury implementou a Calculadora+vida, uma ferramenta inovadora que planeja o dia a dia dos futuros moradores. A calculadora avalia a qualidade de vida e a redução da poluição, demonstrando como a proximidade do condomínio ao Centro do Rio pode impactar positivamente a rotina diária.

Prédio condenado é demolido, e terreno dará lugar a novo condomínio no Porto Maravilha; entenda
em O Globo, 11/dezembro

O endereço na Rua Pereira Reis, no Santo Cristo, andava meio esquecido desde que a Secretaria estadual de Educação saiu às pressas de lá em janeiro de 2023, após a Defesa Civil do Estado recomendar a desocupação por risco de desabamento, devido a inúmeras rachaduras nas paredes, fiação exposta e infiltrações. Devolvido à prefeitura, ficou mais de um ano sem uso até que, em agosto, a estrutura começou a ser demolida, em processo concluído este mês. Agora, o terreno, que está na área do projeto Porto Maravilha, teve seu destino selado. A Companhia Carioca de Parceria e Concessões (CCPAR) do município fechou negócio com a construtora Calper, que planeja erguer ali um novo residencial com cerca de 300 unidades, vizinho à Igreja de Santo Cristo dos Milagres. A transação está em fase final e envolverá a compra de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), que vão permitir que a Calper erga o prédio de 20 andares.

ITDOC e Performance: Parceria de sucesso premiada pela ADEMI/RJ 2024
em Correio Braziliense, 9/dezembro

A ITDOC foi novamente reconhecida no Prêmio ADEMI-RJ 2024, consolidando sua posição de destaque no mercado imobiliário brasileiro. Desta vez, o prêmio foi concedido pelo inovador projeto NOOK Copacabana, uma parceria de sucesso com a incorporadora Performance. Composto por unidades incluindo gardens, studios e coberturas, o NOOK reflete um planejamento detalhado e soluções que atendem tanto às expectativas de jovens profissionais quanto de investidores. O Prêmio ADEMI-RJ 2024 não apenas reconhece o sucesso do NOOK Copacabana, mas também celebra o potencial de inovação e excelência que define ambas as empresas como líderes no setor imobiliário.

Como a reforma tributária pode impactar o mercado imobiliário
em Veja, 9/dezembro

O setor imobiliário está apreensivo com os impactos da reforma tributária sobre as locações residenciais e comerciais, com medo de que o novo regime de impostos aumente custos operacionais para locadores e, consequentemente, encarecer os aluguéis. Atualmente, a locação de imóveis feita por pessoas físicas é tributada apenas pelo Imposto de Renda. No entanto, o novo regime de IVA dual (Imposto sobre Valor Agregado), que substituirá tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), vai incluir a locação imobiliária em sua base de incidência tributária.

Relator reduz alíquota para imóveis na Reforma Tributária; veja o que muda
em O Globo, 9/dezembro

O parecer da regulamentação da Reforma Tributária no Senado Federal, apresentado nesta segunda-feira, aumentou o desconto sobre a alíquota geral do imposto para 50% nas transações do mercado imobiliário. Antes, a redução de alíquota prevista no texto da Câmara era de 40%. O relator, Eduardo Braga (MDB-AM), também criou um limite para que pessoas físicas que tenham imóveis de aluguel sejam isentas do imposto. Por exemplo: se a alíquota padrão for 28%, a transação com imóveis será de 14%. Além da redução no tributo para operações de compra e venda de imóveis, o texto de Braga também prevê a diminuição de 70% no tributo para as operações de aluguel. Antes, esse desconto era de 60% no texto da Câmara.

Inflação da construção desacelera para 0,24% em novembro
em Valor Econômico, 10/dezembro

A inflação medida pelo Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) subiu 0,24% em novembro, ante 0,53% em outubro, segundo o IBGE. Com o resultado, o indicador alcançou 4,03% no resultado acumulado em 12 meses, ante 3,86% até outubro. O índice de novembro de 2023 foi de 0,08%.

Precificar imóvel é desafio para proprietários na hora de vender ou alugar, diz pesquisa
em Folha de São Paulo, 10/dezembro

Um em cada três proprietários no Brasil afirma que definir o preço é uma das principais dificuldades na hora de colocar o imóvel à venda ou para alugar. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com o QuintoAndar. O maior desafio de precificar a propriedade, apontam, é ter acesso a informações precisas sobre quanto valem os imóveis no país. Os entrevistados acreditam que um maior acesso a dados sobre preços de imóveis —como informações públicas sobre transações anteriores e preços estimados de imóveis em uma mesma região— pode aumentar a segurança nas transações, acelerar vendas e locações e aprimorar a tomada de decisão.