Cury e Living apostam na Praça Mauá e lançam ferramenta inovadora para calcular economia de tempo dos moradores
em Diário do Rio, 11/dezembro
Com mais de 800 unidades, as construtoras tiveram um excelente desempenho, vendendo 50% dos apartamentos do Orla Mauá em apenas uma semana após o lançamento.
No início de novembro, a Cury Construtora, em parceria com a Living, lançou o Orla Mauá, seu décimo segundo condomínio residencial na Região Portuária do Rio. Localizado na Avenida Venezuela, ao lado da sede da L’Oréal, o empreendimento já está alcançando resultados impressionantes. Apenas na primeira semana de vendas, 50% das unidades foram comercializadas, destacando a alta demanda e o interesse pelo projeto.
O Orla Mauá se destaca como o primeiro empreendimento residencial de grande porte na região da Praça Mauá, com mais de 5 mil m² de terreno. O projeto também impulsionou a criação de uma nova plataforma que está transformando a forma de vender imóveis no Porto. Em conjunto com o lançamento, a Cury implementou a Calculadora+vida, uma ferramenta inovadora que planeja o dia a dia dos futuros moradores. A calculadora avalia a qualidade de vida e a redução da poluição, demonstrando como a proximidade do condomínio ao Centro do Rio pode impactar positivamente a rotina diária.
Orla Mauá
O condomínio oferece unidades de apartamentos, incluindo estúdios, de 1, 2 e 3 quartos, todas com varanda e algumas com suíte e vaga na garagem. Serão mais de 800 apartamentos. As áreas variam de 33 m² a 94 m², todas projetadas com o mais alto padrão de qualidade e comodidade, contando com piscina, play, miniquadra, salão de festas, entre outros. Além disso, os moradores poderão desfrutar de uma vista eterna para a Baía de Guanabara, um diferencial que valoriza ainda mais o empreendimento.
Sua localização estratégica, a poucos metros do centro financeiro da Avenida Rio Branco e próximo aos movimentadíssimos e “hypados” pontos de entretenimento noturno como o Largo da Prainha, Pedra do Sal e o Morro da Conceição, oferece uma combinação única de conveniência e qualidade de vida. Sem contar das inúmeras opções gastronômicas.
Inovação com a Calculadora+Vida
Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO RIO, Leonardo Mesquita, vice-presidente de negócios da Cury Construtora, destacou o sucesso do lançamento e os diferenciais do Orla Mauá.
“O Orla Mauá é uma parceria da Cury com a Living, e marca o início de grandes empreendimentos residenciais na região da Praça Mauá, divisa com a área do Centro já consolidada, com vasta opção de comércio, serviços, lazer e cultura.” explica Leonardo
“A localização privilegiada é, sem dúvida, um diferencial significativo. O Orla Mauá está estrategicamente situado na divisa com o Centro, oferecendo fácil acesso a uma ampla gama de comércios, serviços, opções culturais e de lazer já estabelecidos na área. Essa proximidade também agrega conveniência e qualidade de vida para os futuros moradores, combinando o charme histórico do Centro com a modernidade da região revitalizada. Além disso, o Orla Mauá é pensado para aproveitar ao máximo a vista e a conexão com a Baía de Guanabara.”
Leonardo também mencionou o perfil dos interessados pelo empreendimento, que inclui majoritariamente jovens casais da Zona Norte e moradores de Copacabana, além de pessoas de municípios próximos que buscam morar perto do trabalho.
Tiago Medina, gerente de dados comerciais da Cury, foi quem colaborou com Leonardo no desenvolvimento da calculadora+vida, explica que, além do cálculo do tempo, a ferramenta também mostra quanto carbono está sendo deixado de emitir com o novo trajeto, contribuindo para uma cidade mais limpa.
“A ideia da calculadora foi do Leonardo Mesquita, nosso vice-presidente. E aí conversamos e desenvolvemos juntos a calculadora. Ela é uma ferramenta bastante poderosa para o corretor. Ela mostra ao cliente o quanto ele pode economizar de tempo, mudando para um empreendimento Cury que fique mais perto do seu trabalho, ganhando muito mais qualidade de vida. Além disso, mostra também o quanto de Carbono está deixando de emitir fazendo o novo trajeto, melhorando não só o tempo mas ajudando a contribuir para uma cidade mais limpa.” explica Tiago.
Para se ter uma noção, uma simulação realizada por um comprador morador de Duque de Caxias, utilizando a calculadora+vida, revelou uma redução impressionante no tempo de deslocamento entre casa e trabalho. Segundo dados obtidos pelo DIÁRIO DO RIO, ao longo de 30 anos, essa pessoa economizaria 910 dias no trânsito, evitando a emissão de 9 toneladas de CO2 na atmosfera.
Crescimento Acelerado
O sucesso reflete em todo o bairro do Santo Cristo, que tem testemunhado um renascimento imobiliário nos últimos anos. Praticamente todos os empreendimentos residenciais lançados recentemente na região foram um sucesso de vendas. O pequeno bairro portuário está localizado no extremo norte da Zona Central e passou por um intenso processo de degradação ao longo dos anos, especialmente a partir do final da década de 70, quando foi inaugurada a segunda fase do Elevado da Perimetral.
Devido à sua proximidade com o Porto e o Centro do Rio, quase todo o bairro foi ocupado por empresas e indústrias, que ao longo do tempo foram abandonando suas antigas instalações e se mudando para outras regiões do município. Durante anos, o único núcleo residencial mais consolidado do bairro foi o Morro do Pinto, atualmente conhecido por abrigar o famoso Bar do Omar.
O bairro passou por uma das mais significativas transformações urbanísticas do país em um período de dez anos. A região ainda será beneficiada com a recente criação do Parque do Porto, anunciado em maio pelo prefeito Eduardo Paes. De acordo com Paes, o área ganhará praças flutuantes temáticas, ciclovias, áreas verdes e um novo píer para a atracação de cruzeiros na cidade. Ainda segundo o prefeito, trata-se do ”Parque do Flamengo do século XXI, mas sem aterro”. Para muitos especialistas, a área tem o potencial de se tornar uma das mais valorizadas da cidade, dada sua localização privilegiada e a possibilidade de combinar moradia e trabalho em um mesmo espaço.
De olho em 2025
Para o próximo ano, a Cury Construtora está otimista com o potencial de expansão na Zona da Leopoldina e na Zona Norte do Rio. A revitalização da Zona Portuária continua gerando oportunidades, enquanto a Zona Norte se tornou ainda mais promissora com as novas possibilidades trazidas pela revisão do Plano Diretor.
Leonardo Mesquita declara apostar na região da Francisco Bicalho, principalmente, após o anúncio do novo Estádio do Flamengo: “Sim, temos lançamentos planejados para a região em 2025, e acreditamos que essa área tem um enorme potencial para expansão da Zona Portuária. A revitalização segue gerando oportunidades, e acreditamos que ainda há uma demanda significativa por empreendimentos residenciais.”
Recentemente, o prefeito Eduardo Paes anunciou que, entre as principais metas para a próxima gestão, a Prefeitura pretende elaborar estratégias de revitalização de áreas urbanas como a região da Leopoldina e parte da Avenida Brasil. O prefeito tem como objetivo desapropriar galpões e prédios abandonados nestas áreas, aproveitando o potencial construtivo da região.
Ver online: Diário do Rio