Mais novo bairro do Rio, Barra Olímpica tem boom de lançamentos

em O Globo, 7/julho

Inauguração de nova rua na região e transação envolvendo a Ilha Pura jogaram luzes sobre o local-sede da Olimpíada.

Foram 12 anos de tramitação na Câmara Municipal, mas, desde 2 de maio deste ano, a Barra Olímpica é o mais novo bairro do Rio de Janeiro. Formado pela subdivisão de áreas de Barra da Tijuca, Camorim e Jacarepaguá, o 166º bairro da cidade caiu nas graças do mercado imobiliário. O boom de lançamentos na região contribuiu para a oficialização dessa homenagem tardia aos Jogos Olímpicos do Rio, realizados em 2016.

O novo bairro tem até rua própria: a Avenida Boulevard da Barra Olímpica, que liga a Estrada dos Bandeirantes à Avenida Salvador Allende, facilitando o acesso a Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. A obra, que custou cerca de R$ 20 milhões, foi bancada pela iniciativa privada e conta com ciclovia, praças e jardins.

E o burburinho em torno do novo bairro só fez aumentar na semana passada, com o anúncio de que o BTG Pactual está comprando o Ilha Pura, bairro planejado construído pela Carvalho Hosken para receber os atletas da Olimpíada de 2016. O banco vai assumir as unidades remanescentes nos sete condomínios de 31 torres de apartamentos do empreendimento. Um negócio e tanto envolvendo a empresa pioneira em investir na região: a Carvalho Hosken é dona do Rio 2, do Cidade Jardim, do Ilha Pura e do Centro Metropolitano.

— A região tem muitos atrativos, entre eles, grandes áreas e localização privilegiada que dá acesso a vários pontos da cidade. Os investimentos em infraestrutura, principalmente a TransOlímpica, consolidaram essa área como um novo vetor de crescimento e mais uma importante entrada da Barra da Tijuca. Ainda há muito desenvolvimento para ser feito na Barra Olímpica, o que é muito bom para o bairro e para a cidade — observa a head de Incorporação e Marketing da Carvalho Hosken, Amanda Cabral.

Além desses empreendimentos pioneiros na região, a empresa está erguendo ali o Grand Quartier, em parceria com a Patrimar, um sucesso de público. Na primeira fase, mais da metade dos 334 apartamentos foi vendida em 48 horas. A segunda fase será lançada neste segundo semestre.

— A Barra Olímpica é uma das regiões que mais crescem na cidade, atraindo moradores de Jacarepaguá, da Zona Norte e até da Baixada Fluminense. Não hesitamos quando surgiu a oportunidade de fazer essa parceria com a Carvalho Hosken no último grande terreno do Rio 2, porque ali o morador não precisa esperar o futuro para saber como será seu estilo de vida. O bairro já está pronto — pontua o diretor Comercial da Patrimar Rio de Janeiro, Gabriel Fidalgo.

Valorização

Para o CEO da Calper, Ricardo Ranauro, um dos principais atrativos da Barra Olímpica é justamente sua crescente valorização imobiliária. A empresa já lançou quatro residenciais na região, todos praticamente vendidos.

—O bairro tem recebido um alto volume de investimentos governamentais, o que impulsiona ainda mais seu desenvolvimento. Além disso, é palco de shows e eventos que movimentam a economia local e está cercado por áreas naturais preservadas, oferecendo um equilíbrio perfeito entre urbanização e natureza — destaca.

Quem também está investindo forte no novo bairro da cidade é a Riva Incorporadora, que, em parceria com a Construtora Ager, bancou a obra da Avenida Boulevard da Barra Olímpica. A empresa também lançou quatro residenciais na região — os três primeiros já com 90% das unidades vendidas —e não pretende parar por aí.

—A região já está consolidada, com escolas, hospitais, serviços e transporte público, enfim, tudo que facilita o dia a dia dos moradores. E ainda tem um shopping center. A Riva já adquiriu três terrenos na Barra Olímpica para novos investimentos — anuncia o gerente Comercial da construtora, Rodrigo Sasportes.


Ver online: O Globo