Orla do Leblon ganha mais um residencial de luxo

em O Globo, 21/julho

Novo projeto de alto padrão na Delfim Moreira vai ocupar o local do prédio mais antigo da avenida à beira-mar.

O mercado imobiliário carioca ficou em polvorosa quando a Gafisa anunciou, em 2020, a compra das duas últimas casas da Avenida Delfim Moreira, no centenário Leblon, que dariam lugar ao badalado Tom. Afinal, era a oportunidade derradeira para se adquirir um imóvel novo em um dos endereços mais cobiçados do Rio, que não recebia um lançamento havia anos.

Mas, quatro anos depois, uma reviravolta inesperada levou o Tom, já entregue, a perder seu posto de último residencial novo na orla do bairro. A Safira, em parceria com a Balassiano, arrematou o prédio mais antigo da avenida à beira-mar e vai construir no local um residencial de alto padrão.

O novo empreendimento fica na Delfim Moreira, quase esquina com a Avenida Afrânio de Melo Franco, e terá seis apartamentos de 333 metros quadrados e uma cobertura duplex de 460, todos com três vagas de garagem. Academia, sauna e piscina com raia ficarão no térreo. O lançamento está previsto para o início de outubro. O novo projeto da orla do Leblon substitui um prédio de três andares da década de 1940.

—O residencial terá dois grandes diferenciais: testada de frente com 12,5 metros do prédio mais próximo, nos fundos, o que significa que os moradores terão uma vista agradável também a partir dos cômodos de trás dos apartamentos. O Leblon é um bairro muito clássico, que merece ser revitalizado com novas construções — afirma o dono da Safira, Alan Maleh.

Enquanto a Safira comemora a conquista de uma área disputada havia anos por muitas construtoras, a Mozak festeja o fato de liderar as incorporações no bairro. São 23 empreendimentos: 18 entregues, três em obras e dois em lançamento. O caçula da turma é o Villa Mozak, na Rua General Venâncio Flores, primeiro residencial com double suites no bairro. O retrofit do prédio de 1945 preserva a imponente arquitetura original e terá 24 unidades com plantas de 34 a 75 metros quadrados.

— O Leblon nos inspira a criar diariamente. O bairro nos remete a belezas naturais, lazer e serviços de qualidade em uma região que reflete um estilo leve de bem viver. O local em si é um objeto de desejo — pontua o presidente da Mozak, Isaac J. Elehep.

Alto Leblon

Outra incorporadora que investe ali é a Inti. O local escolhido para erguer o Sambaíba 323, na rua homônima, foi o Alto Leblon, um pedacinho do bairro que raramente tem lançamentos. O residencial tem apartamentos de dois e três quartos e coberturas duplex, com plantas de 94 a 245 metros quadrados. O sócio-diretor da incorporadora, André Kiffer, lembra que incorporar no Leblon é muito difícil pela falta de terrenos disponíveis e pelo valor dos ativos, quase sempre elevados demais para compensar a construção ou o retrofit.

— O Leblon talvez seja o melhor bairro do Rio, porque tem o cotidiano de lugar pequeno, em que as pessoas se esbarram, mas também é sofisticado e muito cosmopolita. E o Alto Leblon tem a qualidade extra de estar perto de tudo, mas descolado do movimento de bares e restaurantes — observa.

O fato é que o Leblon reúne serviços de qualidade, gastronomia, lazer e um pedaço enorme da orla marítima, além de um mirante de onde se vislumbra o bairro inteiro. Tantas qualidades foram decisivas para tornar o Tom, agora o penúltimo novato da orla, um sucesso absoluto. Na avaliação da CEO da Gafisa, Sheyla Resende, o residencial é um presente da incorporadora (que está completando 70 anos) para esse lugar tão especial do Rio.

— Escolhemos o Leblon para desenvolver o Tom por sua localização privilegiada. É o primeiro edifício-galeria da Gafisa no Rio de Janeiro, que abriga em seu lobby uma verdadeira exposição de arte, com obras de Ernesto Neto, Vik Muniz, Sebastião Salgado, Claudia Andujar, Irmãos Campana e Sônia Gomes. Além disso, em frente ao empreendimento, foi instalada a escultura “As três graças”, de Iole de Freitas, uma gentileza urbana oferecida pela Gafisa para a região — enumera Sheyla.


Ver online: O Globo