Armani vai assinar projeto no mercado imobiliário carioca
em O Globo, 27/outubro
Parcerias de construtoras com marcas italianas famosas já são comuns em São Paulo e cidades como Miami e Dubai.
Marcas que assinam roupas, bolsas ou carros de luxo e são objetos de desejo no mundo todo agora são vistas em outras vitrines: os edifícios de grandes metrópoles. A sofisticação, a elegância e a exclusividade associadas a grifes como Dolce&Gabbana, Fendi, Missoni, Porsche, Lamborghini e Baccarat ganham espaço no mercado imobiliário. A tendência brand building “desfila” em passarelas de Miami, nos Estados Unidos; e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde os condomínios assinados por grifes são cada vez mais comuns.
A tendência já é forte na capital paulista, onde o lifestyle italiano virou uma valiosa carta na manga das incorporadoras de alto padrão. O objetivo é atrair e surpreender compradores de alto poder aquisitivo, acostumados a viajar o mundo e voltar cheios de referência quando o assunto é bom gosto. Missoni, Lamborghini, Versace e Pininfarina — o mesmo que assina o design dos bólidos da Ferrari — são alguns exemplos de parcerias firmadas em São Paulo com grifes italianas reconhecidas mundialmente.
O Rio vai mergulhar nessa onda com o primeiro projeto da Armani no país. A parceria da Patrimar com a marca do estilista italiano levou mais de um ano para ser costurada e vai fazer sua estreia em um residencial na Praia da Reserva, na Barra. Serão quatro torres e 190 apartamentos a partir de 240 metros quadrados, alguns com piscinas privativas. As obras terão início em 2025, com VGV estimado em R$ 1 bilhão. A partir desse lançamento, o Rio fará companhia a Miami, Dubai e Pequim, que já têm projetos da marca.
TENDÊNCIA INTERNACIONAL
Na Sunny Isles Beach, em Miami, os apartamentos Armani de 250 metros quadrados custam R$ 14 milhões. Os privilegiados moradores usufruem de estúdio de ioga, spa, academia, piscina aquecida, adega, sala de jogos e manobrista. No lançamento do projeto, Giorgio Armani explicou que tinha o desejo de ver sua estética de design em espaços interiores.
No Rio, o Armani/Casa da Barra seguirá o mesmo caminho. O CEO da Patrimar, Alex Veiga, conta que a parceria com a grife italiana é um jogo de ganha-ganha. Os compradores terão um produto único, a Armani fará sua estreia no Brasil em uma cidade mundialmente famosa, e a incorporadora reforçará sua marca de alto padrão.
— A Armani é referência mundial de sofisticação, elegância e luxo. Nosso namoro foi longo, porque eles são criteriosos em todos os detalhes. Vieram ao Rio para conhecer o terreno, visitaram outros projetos nossos e checaram as finanças da Patrimar. E estão certos. O maior patrimônio do Armani é o nome dele, não pode correr riscos — diz.
Nos projetos da Armani/Casa, o design das áreas comuns e dos móveis é do time do estilista italiano. A cada cinco anos, eles virão ao Rio para conferir se está tudo do mesmo modo que foi planejado. O objetivo é que, independentemente da passagem do tempo, os compradores sempre tenham um ativo tailor made. O conceito perpassa os projetos imobiliários assinados por marcas de moda e reafirma a exclusividade do produto.
Mas, quando se trata de parceria entre incorporadoras e montadoras de automóveis, a história é outra. Os prédios assinados por marcas como Porsche, Lamborghini e Bentley investem em tecnologia, sem abrir mão do design de luxo. Em Miami, a marca de carros favorita de James Bond ganhou uma versão em concreto: o Aston Martin Residences. A venda das 391 unidades foi mais rápida do que as aventuras do espião mais popular do cinema.
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