Projetos populares ganham ambientes integrados
em Extra - Morar Bem, 27/outubro
Espaços mais versáteis, que permitem diferentes configurações, estão na lista de desejos dos clientes do segmento econômico.
A tendência de integração dos ambientes está chegando com força aos projetos econômicos e de médio padrão. As plantas com cômodos bem definidos estão cedendo lugar para espaços mais fluidos, com integração das salas de estar e jantar e cozinha. A varanda gourmet também passou a fazer parte da área social, expandindo o espaço de convivência.
A Riva Incorporadora iniciou a implementação de plantas com ambientes integrados em 2022, baseada em pesquisas de mercado e no feedback de clientes que desejam espaços mais versáteis e que permitam diferentes configurações e usos. Para o gerente Comercial da empresa, Rodrigo Sasportes, a planta integrada estimula a vida social, além de proporcionar uma sensação de amplitude, mais luminosidade e ventilação naturais à casa.
— Os clientes têm recebido muito bem as plantas com ambientes integrados, principalmente os casais jovens, famílias pequenas e profissionais que trabalham em home office. Eles valorizam a modernidade, a funcionalidade e a possibilidade de personalizar o espaço — comenta.
A estratégia da Riva é oferecer em um mesmo empreendimento diferentes tipos de planta, para atender à variedade de clientes. A maioria das unidades já conta com ambientes integrados, segundo o gerente, mas a empresa também optou por manter as plantas tradicionais para aqueles que preferem espaços mais definidos.
Na varanda gourmet, que é a “cereja do bolo” do conceito de integração, a construtora tem incluído facilidades para tornar mais agradável o dia a dia dos moradores, como pontos de água e de luz para a churrasqueira elétrica.
— As plantas com ambientes integrados vêm registrando um ritmo de vendas mais acelerado. São espaços que chamam a atenção dos nossos clientes e têm contribuído, sem dúvida, para o sucesso dos novos lançamentos — afirma Sasportes.
A Novolar começou a construir plantas com ambientes integrados em Belo Horizonte e, com o sucesso das vendas, decidiu incluí-las em projetos por todo o país. A sua coordenadora de Produtos, Carolina Redoan, diz que o aproveitamento de espaço se tornou fundamental no mercado econômico diante do aumento dos preços dos terrenos e das plantas mais compactas.
As unidades mais tradicionais têm paredes e portas separando a sala da cozinha, por exemplo. Mas a construtora tem planejado unidades com apenas uma bancada separando os dois cômodos. Para Carolina, a ausência de paredes contribui para aumentar a fluidez e o aproveitamento do espaço.
— A integração de ambientes reflete uma vantagem econômica, tanto para construtoras quanto para compradores. Para as construtoras, esse tipo de layout reduz o uso de materiais. Para os compradores, a planta integrada oferece uma percepção maior de valor, pois eles estão adquirindo um imóvel com uma planta moderna sem precisar gastar dinheiro com reformas para derrubar paredes e criar espaços abertos.
Ela ressalta que hoje 100% das plantas da Novolar têm esse perfil. No Green Life, em Niterói, e no Atlanta, em Campo Grande, há integração entre sala e varanda, entre sala e cozinha e entre área de serviço e varanda.
Flávio Wrobel, da W3 Engenharia, diz que aproveitar cada metro quadrado é fundamental em unidades compactas, com menos de 50 metros quadrados. Daí a importância de desenvolver plantas inteligentes, que levem em conta ambientes integrados.
— É muito mais agradável do que viver em espaços compartimentados e apertados. Apesar da metragem pequena, em todos os ambientes é possível ter a sensação de amplitude. Sempre tivemos o sonho de democratizar a boa arquitetura, e não estou falando apenas de desenvolver uma fachada bonita, mas de desenhar projetos eficientes — afirma.
Varanda gourmet vira uma extensão da sala
Empresas adaptam as plantas para atrair mais compradores e acelerar as vendas
Desde a linha Now, criada pela Avanço Realizações Imobiliárias em 2018, a empresa passou a fazer plantas com ambientes integrados. A ideia é oferecer versatilidade aos clientes, segundo Fernando Nabuco, gerente de Marketing da empresa. No mais recente lançamento, o Horizon Pedra Branca, um condomínio de casas na Estrada dos Bandeirantes, salas de estar e de jantar e cozinha são integradas.
— Muitas pessoas perguntam se há possibilidade de transformar a cozinha em estilo americano, se é possível ampliar o ambiente ou integrar cozinha e varanda, tirar um quarto para fazer uma sala maior... Enfim, muitas demandas. Isso estimulou a empresa a fazer adaptações na planta para atender ao desejo do cliente — conta.
A Avanço agora já entrega a maior parte das unidades com varanda gourmet. Algumas já são entregues com cuba e bancada e ponto de elétrica e hidráulica para churrasqueira, cooktop ou frigobar. Para Nabuco, a varanda gourmet é uma extensão do apartamento e não mais apenas uma sacada como antigamente — completa.
A MRV optou por plantas com espaços integrados para atrair principalmente casais com filhos que têm o hábito de sempre cozinhar em casa e aproveitar a área privativa da varanda.
“Ambientes integrados permitem que as pessoas se conectem, de qualquer lugar em que estejam”, reforça a empresa em nota.
Ver online: Extra - Morar Bem