Clima ameno da Serra atrai projetos temáticos

em O Globo, 14/julho

A proximidade com a cidade do Rio é fator determinante para incorporadoras e construtoras investirem na região.

O sonho da casa de campo está ganhando novos ares na Serra Fluminense. Além da badalada Itaipava, que ainda encontra espaços para crescer, outro distrito de Pedro do Rio vive um momento de plena expansão: Secretário. E é tanta gente querendo uma “second home” para chamar de sua que outro pequeno município da região se tornou a bola da vez.

O jovem Areal, que se emancipou de Três Rios em 1992 e tem menos de 12 mil habitantes, começou a despontar no circuito de residências de veraneio de alto padrão com a instalação do Borgo del Vino, o primeiro condomínio-vinícola do país, assinado pela Azul Incorporadora e Construtora.

O sucesso do complexo que simula uma vila medieval da Toscana — com lotes a partir de 1,2 mil metros quadrados, restaurante italiano, pizzaria, capela e enoteca, entre outros atrativos —foi imediato: 139 terrenos foram vendidos duas horas após o lançamento. De quebra, o empreendimento jogou holofotes sobre a região.

Ainda em Areal, outra novidade é o Quinta Portuguesa, do Grupo Santinon, um empreendimento temático com equipamentos que têm arquitetura com referência à cultura lusitana. Serão 124 lotes de 500 a três mil metros quadrados para a construção de casas de alto padrão, além de 21 casas que estão sendo construídas em uma área com infraestrutura completa de lazer e segurança. O condomínio terá ainda um clube e um restaurante de comida portuguesa.

— Areal está se tornando um centro gastronômico e também de empreendimentos temáticos — afirma o diretor Regional da CIA Multiplataforma Imobiliária, responsável ainda pelo lançamento do Borgo Del Vino.

A empresa prepara outras novidades para a região: o lançamento do Borgo Del Vino II, um chateau francês que, como o nome já diz, vai remeter à França, e um condomínio espanhol, que está para sair do forno. A CIA também está em Secretário, onde vai lançar o condomínio-boutique Santommas, cujo destaque será uma confraria de vinho.

O simpático distrito de Pedro do Rio abriga ainda o grandioso projeto batizado de Fazendas Secretário, que ocupa uma área de 9,2 milhões de metros quadrados. O condomínio, dividido em quatro fases e 695 lotes, terá atrações únicas em cada etapa, que poderão ser visitadas por todos os moradores — incluindo piscinas e quadras, uma fazendinha, praia artificial, trilhas, olival, lagos, vinhedo e áreas para piquenique.

—A ideia é que a pessoa venha para cá e tenha uma experiência de fazenda, bem pé na terra: andar a cavalo ou observar pássaros, colocar um barquinho no lago ou caminhar na mata. Mas sempre com atividades que são cada vez mais difíceis de se fazer em uma cidade grande — explica o arquiteto Mauro Otero, um dos idealizadores do projeto.

Bola da vez

A Inti também subiu a Serra, ainda que por acaso. Na época da pandemia, o sócio-diretor da incorporadora e construtora, André Kiffer, procurava áreas para empreender fora do Rio, embalado pelo movimento global das pessoas em busca da proximidade com a natureza e de melhor qualidade de vida. O objetivo era encontrar uma região que ficasse razoavelmente próxima à cidade do Rio de Janeiro, para que os futuros moradores pudessem dividir o tempo entre as duas localidades.

— Logo percebi que a Serra Fluminense estava com mais demanda do que a Costa Verde ou a Região dos Lagos. Assim, chegamos a Areal. O município é a bola da vez na região — avalia ele.

A incorporadora está concluindo no município serrano a construção de um condomínio de 92 lotes com metragens entre 600 e dois mil metros quadrados e estrutura de lazer completa, além de uma área de preservação ambiental que já foi reflorestada.


Ver online: O Globo