Assinatura italiana vira ‘hit’ no Brasil

em Valor Econômico, 26/julho

Projetos de luxo desenvolvidos em parceria com estúdios de design famosos tornam-se símbolos de qualidade arquitetônica, bom gosto e ótimos negócios.

Eles costumam ter o metro quadrado mais valorizado da cidade, tendem a vender mais rápido que os concorrentes e são referência de estilo na paisagem urbana. Projetos assinados pelo estúdio de design italiano Pininfarina se espalham pelo país, conquistando clientes de alta renda e se tornando sinônimo de bom negócio no mercado imobiliário brasileiro.

De norte a sul, já são cerca de 30 projetos, entre prontos, em construção ou em desenvolvimento. O primeiro foi feito em parceria com a Cyrela, em São Paulo: o Heritage, no Itaim, entregue em 2020. O mais alto fica em Balneário Camboriú (SC): as torres do Yachthouse, da Pasqualotto Empreendimentos, com 295 metros de altura e 81 andares. O mais recente é de maio de 2023: o Setai Residences, em João Pessoa (PB), do Setai Grupo GP.

Além dessas, cidades como Belém (PA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Maringá (PR) e Porto Alegre (RS) também terão prédios “design by Pininfarina”, com suas inconfundíveis fachadas fluidas, inspiradas no desenho dos carros esportivos que o estúdio cria para montadoras como a Ferrari.

“O Heritage foi um marco para a arquitetura de São Paulo, baseado na ideia de criar espaços de beleza atemporal que inspirem a vida dos moradores e também da cidade toda”, afirma Efrain Horn, CEO da Cyrela. A experiência bem-sucedida levou a companhia a contratar mais oito projetos do estúdio, dentro e fora da capital paulista.

Mas não é só o legado arquitetônico que tem feito as incorporadoras brasileiras recorrerem à Pininfarina. A assinatura italiana tem garantido uma supervalorização dos imóveis onde quer que sejam construídos.

Em João Pessoa (PB), o Setai Grupo GP já vendeu 80% dos apartamentos nas três torres do Setai Residences, por exemplo, lançado em março, no bairro Altiplano. O preço do metro quadrado superou os R$ 15 mil — 30% acima da média na região. “Quando o incorporador consegue transmitir ao cliente a relevância e o impacto global da marca em um projeto ‘cobranding’ como esse, isso se reflete em maior valor percebido e agregado ao empreendimento”, analisa André Penazzi, CEO da Setai.

Na capital de Goiás, o lançamento do City23, no Setor Bueno, é a mais nova aposta da City Incorporadora no alto padrão da cidade. Com unidades de até 550 metros quadrados e preços na casa dos R$ 9 milhões, ele vem na esteira do sucesso de outro projeto do estúdio italiano em Goiânia: o corporativo Infinity Business.

“É uma marca que agrega status a empreendimentos comerciais e residenciais. Uma opulência que agrada em cheio aos goianos”, diz Victor Tomé, sócio-fundador da City. No caso do Infinity, 75% dos espaços foram vendidos em 120 dias após o lançamento, em 2023.

Quem optou por agir no atacado foi a Plaenge Empreendimentos: são sete projetos contratados com a Pininfarina que estão sendo desenvolvidos simultaneamente. A estreia será em Maringá, no norte do Paraná. “Vimos na marca o parceiro ideal para desenvolver em conjunto empreendimentos de qualidade excepcional e design inovador”, afirma Fernando Fabian, sócio-diretor da Plaenge.

O executivo espera uma performance de vendas robusta por causa do apreço dos clientes pelo design diferenciado. “Eles buscam não apenas um lugar para morar, mas uma experiência de vida única, que combine conforto, estética e sofisticação. A parceria vai nos permitir atender a essa demanda”, conclui Fabian.

Moda, decoração e gastronomia também inspiram o setor

‘Maisons’ de alta-costura, marcas de décor e império gastronômico são parceiros de incorporadoras

A inspiração italiana no mercado imobiliário brasileiro tem registrado vários cases de sucesso, resultado de empreendimentos lançados com assinaturas de marcas famosas e oriundas do “país da bota”.

Em 2020, a Gafisa apresentou na capital paulista o projeto Tonino Lamborghini Apartments San Paolo, nos Jardins. Atualmente em construção, a torre terá apartamentos-tipo de 252 metros quadrados e coberturas duplex com 498 metros.

O empreendimento foi concebido em parceria com o escritório de design do filho do fundador da Lamborghini, fabricante de carros superesportivos com sede em Bolonha. Tonino tem atuado na criação de relógios e projetos de hospitalidade.

A mesma Gafisa lançou, no ano passado, um segundo projeto com outra marca italiana: a Missoni Home. O empreendimento tem design de interiores desenvolvido sob supervisão da própria Rosita Missoni, co-fundadora da “maison” criada em 1953.

Também em 2023, a incorporadora Lavvi levou ao mercado o Villa Versace, uma “collab” com a marca Versace Home — a divisão de décor da famosa casa de alta-costura fundada em Milão no fim dos anos 1970. O projeto, ultraluxuoso, tem plantas entre 149 e 221 metros quadrados e está estrategicamente posicionado em Moema, bem próximo ao Parque do Ibirapuera.

Fora do país, colaborações entre incorporadoras e “brands” italianas têm sido realizadas com êxito há mais tempo. Em Miami, o condomínio Armani Residences Sunny Isles oferecia 308 apartamentos na entrega, em 2019. Hoje, restam apenas 25 unidades à venda, com preços a partir de US$ 1,25 milhão.

O balneário americano conta ainda com o Fendi Chateau, um prédio-butique com 58 apartamentos exclusivos, distribuídos em 12 andares, a poucos passos de Bal Harbour, que são vendidos por módicos US$ 5,3 milhões; o Missoni Baia, torre de vidro com 57 andares e 249 residências, design minimalista e valor das unidades com cinco quartos estimado em US$ 8,5 milhões; e o charmoso Cipriani Residences, em Brickell, inspirado no “savoir-faire” do célebre chef Giuseppe Cipriani Sr., fundador do icônico Harry’s Bar, em Veneza (1931), que deu origem a um império gastronômico com dezenas de negócios mundo afora.


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