OLX deixa de ser só ‘brechó online’ para virar líder de anúncio imobiliário
em O Estado de São Paulo, 26/julho
Empresa faturou no ano passado, pela primeira vez no País, R$ 1 bilhão; virada começou em 2020 com aquisição do Grupo Zap, o número 1 na publicidade de imóveis.
O Grupo OLX é reconhecido como a plataforma de revenda de produtos usados. Com investimentos de milhões em marketing nos últimos 14 anos, a empresa se tornou sinônimo de desapegar de coisas que os consumidores não usam mais. Em 2020, porém, a empresa deu um passo importante na expansão dos negócios, ao adquirir o líder do mercado de anúncios de imóveis, o Grupo Zap, em uma operação de R$ 2,9 bilhões.
O Grupo OLX é reconhecido como a plataforma de revenda de produtos usados. Com investimentos de milhões em marketing nos últimos 14 anos, a empresa se tornou sinônimo de desapegar de coisas que os consumidores não usam mais. Em 2020, porém, a empresa deu um passo importante na expansão dos negócios, ao adquirir o líder do mercado de anúncios de imóveis, o Grupo Zap, em uma operação de R$ 2,9 bilhões.
A empresa, controlada pela norueguesa Shibsted e pelo grupo sul-africano Naspers, passou a ser dona tanto do portal Zap quanto da plataforma Viva Real e hoje tem mais de 7 milhões de anúncios de casas e apartamentos no País. Criada em 2006 na Argentina, a OLX está no Brasil desde 2010. No ano passado, pela primeira vez, a empresa alcançou a marca de R$ 1 bilhão em faturamento no País.
Marcos Leite, que já foi o diretor-geral de imóveis do Grupo OLX e hoje lidera marketing e receitas, afirma que a empresa cresceu tanto organicamente quanto por meio de aquisições. Antes do Zap, a companhia já havia feito a fusão com a plataforma de compra e venda online Bom Negócio, até então uma das principais concorrentes.
No mercado de imóveis, a aquisição mais relevante, além do Grupo Zap, foi a da empresa Sohtec, em 2022. A startup desenvolveu ferramentas digitais para dar mais eficiência às imobiliárias em atividades como gestão de clientes em potencial e garantia locatícia, que substitui a figura do fiador em contratos de aluguéis. A plataforma hoje se chama Zap Way.
No mercado de imóveis, a aquisição mais relevante, além do Grupo Zap, foi a da empresa Sohtec, em 2022. A startup desenvolveu ferramentas digitais para dar mais eficiência às imobiliárias em atividades como gestão de clientes em potencial e garantia locatícia, que substitui a figura do fiador em contratos de aluguéis. A plataforma hoje se chama Zap Way.
Enquanto a OLX oferece a possibilidade de anunciar produtos gratuitamente, os posts no site e no aplicativo da Zap feitos por imobiliárias são pagos. Com essa estratégia, a empresa conquistou um grande número de usuários interessados em comprar e revender produtos, bem como as empresas, que querem estar onde seus consumidores estão.
“Hoje a gente se consolida como uma empresa que tem mais de 3 milhões de vendedores pessoas físicas para vender coisas usadas”, diz Leite. Ele afirma que a empresa tem mais de 60 milhões de usuários por meio das plataformas e mais de 350 milhões de sessões todos os meses.
Além disso, diz ele, a companhia está hoje com 28% de margem de lucro (Ebitda) – resultado do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização em relação à receita líquida de uma empresa.
O executivo diz que, como grande parte dos imóveis no País é comprada com financiamentos bancários, outra frente de rentabilidade importante para o negócio da Zap é a conexão entre a plataforma de anúncios e os bancos. Por essas indicações, a empresa recebe um porcentual da contratação do financiamento.
No negócio imobiliário, Zap enfrenta a concorrência de nomes conhecidos no mercado, como QuintoAndar e Loft. Por isso, a OLX continua a investir no crescimento dessa unidade de negócio e planeja oferecer novas tecnologias para facilitar a rotina das imobiliárias e dos corretores, assim como aumentar a taxa de conversão de vendas de casas e apartamentos.
Com isso, a área de dados, DataZap, deve ter novidades para ajudar a precificar os imóveis e também para os consumidores saberem quanto custa, em média, uma casa ou apartamento na região onde querem morar. Os dados serão gerados com o uso de inteligência artificial, que também é aplicada para identificar anúncios duplicados. “Nos próximos cinco anos, vemos um potencial muito grande de triplicar a receita da empresa no Brasil. Frentes importantes são novos empreendimentos e financiamentos de imóveis e de carros, além de abrir novos negócios. Há oportunidades em imóveis, autopeças, agronegócios, serviços e pagamentos digitais, com o Garantia OLX (antigo OLX Pay)”, afirma Leite. A margem de lucro obtida pelo Grupo OLX está ligada a fatores como não ter estoques de produtos ou grandes centros de distribuição, como acontece com as varejistas. Fora os imóveis, 75% de todos os anúncios da plataforma hoje são de produtos das categorias eletrônicos e celulares, moda e beleza, artigos para casa e itens de esporte.
Esses produtos são de consumidores que utilizam a plataforma para encontrar compradores e, eventualmente, pagam para destacar os anúncios para o público-alvo mais adequado, gerando lucratividade ao negócio.
A professora de marketing da FGV Lilian Carvalho afirma que o uso de dados para destacar anúncios para os consumidores mais adequados para cada produto, prática que faz parte da tendência chamada retail media (mídia de varejo), é uma forma eficaz de encontrar compradores ou de fortalecer o reconhecimento da marca com os potenciais consumidores.
“Vemos um potencial muito grande de triplicar a receita da empresa no Brasil. Há oportunidades em imóveis, autopeças, agronegócios, serviços e pagamentos digitais”.