Lançamentos raros agitam bairros exclusivos
em O Globo, 9/agosto
A falta de espaços para novas construções transforma projetos lançados em alguns cantos do Rio em objetos de desejo.
Encontrar terrenos livres ou imóveis que possam ser retrofitados em alguns bairros da Zona Sul representa quase uma “caça ao tesouro” para as incorporadoras. Vez por outra, porém, surge uma “joia rara”, como aconteceu em São Conrado, que há 13 anos não recebia um lançamento sequer e agora ganhará um residencial de alto padrão com 55 unidades, na Estrada da Gávea.
O Ibitá, da Performance, tem projetos arquitetônico e de fachada assinados pela Cité Arquitetura. O novo residencial é inspirado em clássicos do bairro, como a Casa das Canoas e a Igrejinha de São Conrado, construída sobre uma pedra. O empreendimento terá gardens, apartamentos e coberturas duplex e lineares e, nas áreas comuns, mercadinho e espaços coworking e delivery e um parque aquático.
— São Conrado tem a combinação única de elegância e natureza exuberante. O lançamento do Ibitá é uma resposta à demanda latente por projetos inovadores na região — afirma a diretora Comercial da Performance, Carolina Lindner.
A busca por inovação transformou o Oba Urca, da Sig Engenharia, em um sucesso absoluto de vendas: apenas duas das 32 unidades lançadas ainda não foram vendidas. O bairro tem escassez histórica de novos lançamentos até pela dificuldade em ofertar terrenos adequados para construções. No caso do Oba, a Sig conseguiu três terrenos, um deles com um casarão antigo, que será inteiramente preservado — um trabalho em em parceria com a área de patrimônio da cidade.
A gerente de Incorporação da Sig, Thelma Muniz, ressalta que esse tipo de residencial, ao combinar a preservação da História do bairro com um projeto arquitetônico contemporâneo, ajuda a resguardar o patrimônio e, ao mesmo tempo, revitalizar a cidade.
— A Urca reúne muitas qualidades: é um bairro tranquilo e seguro, perto de tudo e com muita tradição e História. Mas tem escassez de ofertas para a demanda, que sempre é grande. Todo mundo quer comprar um apartamento ali quando surge um prédio novo — pontua.
A construtora também anda de olho em Copacabana, outro bairro que viveu por muitos anos o dilema de muita demanda para pouca oferta, mas que agora experimenta uma explosão de lançamentos.
Dois deles são do Opportunity Imobiliário: o Be.in. Rio Leopoldo, na Rua Leopoldo Miguez; e o Be.in. Rio Tonelero, na Rua Tonelero. Todas as unidades do Leopoldo foram vendidas no dia do lançamento.
— Copacabana é um dos locais mais icônicos e desejados da Zona Sul e até do Brasil, uma verdadeira vitrine do país no exterior. Além disso, a revitalização urbana e a modernização da infraestrutura do bairro atraem o mercado imobiliário com novos projetos, já que a grande maioria das construções ali data da década de 1960. Mesmo sendo um bairro consolidado, a demanda por imóveis modernos estimula o interesse por novos projetos— observa o gestor do Opportunity Imobiliário, Hamilton Valente.
Uma dessas novas construções está nascendo na Rua Raul Pompeia, no antigo Clube de Bridge. O empreendimento é da Progress, braço de alto padrão do Grupo CTV, e terá 22 unidades: de estúdios a apartamentos duplex.
— Há uma grande procura por novas áreas para construção em Copacabana, apesar da escassez de terrenos disponíveis. A alta valorização do bairro e a necessidade de atender um público diversificado, que compra imóveis tanto para morar quanto para investir, devido ao fluxo de turistas, justificam essa busca — diz o diretor da Progress, Fábio Jandre.
Ver online: O Globo