Veja exemplos de como a tecnologia ajuda na relação entre empresa e consumidor
em Diário do Comércio, 23/julho
A 27ª Global CEO Survey, da PwC, apontou a tecnologia como ponto de transformação vital na prosperidade dos negócios.
Existe uma máxima que diz: o cliente sempre tem razão. E, de fato, todo empresário que se preze, escolhe entrar no mundo dos negócios com a consciência de que a satisfação do cliente é central, em todo e qualquer setor. Por esse motivo, à medida que as negociações evoluem e a relação entre marca e consumidor ganha novas faces, ferramentas inovadoras são abraçadas por empresas de diversos nichos.
A 27ª Global CEO Survey, realizada pela PwC no ano de 2024, apontou a tecnologia como ponto de transformação vital na prosperidade dos negócios. A pesquisa da empresa global de prestação de serviços profissionais explica o cenário atual como “Era da Reinvenção Contínua” e apresenta a Inteligência Artificial (IA) como uma megatendência e oportunidade de revolução nos modelos de mercado. Dados recolhidos pela PwC afirmam ainda que cerca de 60% dos CEOs pelo mundo acreditam que a IA vai melhorar a qualidade dos serviços.
Para o CEO da Aero Engenharia, Cláudio Ribeiro, em meio ao surgimento de diversos mecanismos de atendimento, não há opção melhor do que conhecer o público e escolher a estratégia que melhor converse com ele.
O primeiro contato
Não é de hoje que a tecnologia se tornou uma aliada das empresas na relação com o consumidor. A Emccamp Residencial, por exemplo, construtora com 47 anos de história, que agora conta com a ajuda da Emy, assistente virtual inteligente. “O possível comprador cita o bairro onde ele quer adquirir o imóvel, o que ele precisa em relação à área de lazer, quantos quartos quer, o tamanho do imóvel, por exemplo, e ela vai direcionando a conversa de acordo com as necessidades apontadas”, explica a gerente de marketing, comunicação e relacionamento da empresa, Renata Peixoto.
Em outros palcos, a parceria entre as construtoras Patrimar e Somattos vem ainda colocando a tecnologia como protagonista de outra história. Para o lançamento do novo empreendimento Aura, o cliente conta com uma experiência diferenciada: mesmo antes do fim da construção, uma sala imersiva permite que você entre em alguns dos mais de 20 espaços da área de lazer e sinta a experiência completa de morar no Aura.
O aquecimento dos termômetros de venda e de satisfação se demonstra diretamente proporcional à tratativa oferecida pelas organizações aos clientes. A gerente de marketing da Emccamp Residencial destaca a evolução da lucratividade mediante a adesão de processos tecnológicos no atendimento. “Por meio do uso da IA aumentamos de 30% a 35 % a nossa geração de leads e temos atingido um aumento nas vendas de mais de 20%”, relata.
Cuidado de dentro para fora
No mundo do mercado farmacêutico, o grupo Farmácia Artesanal, um dos maiores conglomerados de farmácias de manipulação do Brasil, entende a necessidade de uma equipe especializada para entregar produtos e atendimentos personalizados.
Desde o momento da contratação, a rede proporciona aos franqueados e funcionários treinamentos preparatórios densos, que garantem um entendimento claro da cultura da marca e do ‘jeito de fazer’ Artesanal.
Para o diretor comercial do grupo, Fabiano Queiroz, há ainda um dever de universalizar o bom atendimento em todos os canais de contato. Isto é, uma vez que o cliente inicie algum tipo de comunicação com a empresa, seja por telefone, através do site, whatsapp ou presencialmente, esse deve receber um mesmo nível de atendimento. Essa é a chamada ‘omnicanalidade’.
“É essencial que o cliente receba uma experiência com padrão de qualidade unificado em todo e qualquer ponto de contato. Algo que frisamos, por exemplo, é que todo atendimento deve priorizar a identificação do cliente para que, apesar do nosso grande volume de produção, possamos preservar bons relacionamentos.”, afirma o diretor.
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