Criatividade e inovação invadem áreas de lazer

em Extra, 28/julho

Pista de boliche automatizada, quadra de minigolfe e praça de convivência são ofertadas em novos projetos.

Os empreendimentos são do segmento econômico, mas a área de lazer e os espaços em comum são inspirados em projetos de médio e alto padrões. As construtoras estão inovando em itens antes impensáveis nos residenciais enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). As novidades vão de pista de boliche automatizada a pavilhão de artes para estimular a vida cultural dos moradores.

A Novolar acabou de lançar o Green Life, empreendimento misto no Centro de Niterói, enquadrado no MCMV e no SBPE. O gerente Comercial e de Novos Negócios da construtora, Waldecy Prado, diz que a empresa caprichou na área comum do projeto e contratou uma consultoria especializada em paisagismo para implementar um ambiente conceitual e que dialogasse com os nomes das quatros torres do condomínio: Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Jabuticabeira e Palmeira.

Segundo Prado, no entorno dos condomínios serão plantadas mudas das espécies de árvores que dão nome às torres, num paisagismo único. O projeto do empreendimento também prevê praças de convivência e áreas com espelho d’água, que darão um visual ainda mais agradável ao local.

— No rooftop, também haverá paisagismo e implementação de itens de lazer, como churrasqueira, espaço gourmet e forno de pizza. Outra novidade será o Espaço Luau, onde os moradores poderão receber amigos e tocar violão — informa.

O Green Life tem 30% das unidades enquadradas no MCMV, e as restantes poderão ser financiadas por meio do SBPE. Neste mês, foram lançadas duas torres com 394 unidades. Ainda no segundo semestre, serão lançadas outras duas, com mais 358 apartamentos. Os preços vão de R$ 320 mil a R$ 500 mil.

A construtora ainda tem programados três lançamentos na Zona Oeste da capital e em Campo Grande, Santa Cruz e São Gonçalo para este ano. Todos 100% enquadrados no MCMV. — Uma das novidades é uma área dedicada apenas ao desembarque e embarque de moradores em carros de aplicativos. Essa era uma demanda constante dos clientes — diz o gerente da Novolar.

A MP Construtora construiu três pistas de boliche no Jardim Imperial II, no bairro da Mangueira, em São Gonçalo, com marcador digital, reposição automática de bolas e pinos e um espaço para café. A coordenadora de Produto da MP, Mayra Oliveira, destaca ainda o Water Park Pendotiba, lançado em 2022, um tipo de condomínio-resort que oferta espaços de lazer e atividades diversas.

— O empreendimento tem itens divididos por categorias, como saúde, esportes, entretenimento e beleza. Na de esporte ao ar livre, por exemplo, haverá uma quadra de minigolfe, beach tennis e vôlei de praia, além de salas fechadas para prática de ioga, lutas, dança e treino funcional — lista Mayra.

O espaço de lazer do Mode, da MR2, na Freguesia, foi pensado para oferecer a estrutura necessária para o morador promover suas festas com conforto: máquina de gelo industrial, cozinha equipada e chopeira profissional, equipamentos que incentivam os condôminos a usar a área de lazer, segundo Carlos Palhares, gerente Comercial da construtora.

— Os espaços são integrados, facilitando às famílias o aproveitamento de áreas diversas. As crianças também têm um espaço desenhado especialmente para elas, com piso emborrachado para dar segurança e conforto aos pequenos.

Na Barra, itens inclusivos e espaço podcast

Outra opção é um pavilhão de artes que vai abrigar exposições e peças de teatro

No Cidade Arte, na Barra Olímpica, a Calper Construtora oferece um espaço inovador para projetos de médio padrão, com brinquedos inclusivos e adaptados que dão autonomia e independência às crianças autistas, com deficiência intelectual ou de mobilidade. O bairro planejado tem dois condomínios lançados, o Arte Jardim e o Arte Botânica, com quatro blocos e 548 unidades cada um.

Segundo Niceli Conceição Maini, superintendente da Calper, outra novidade do projeto é o Pavilhão de Artes, espaço que terá programação cultural para todas as idades, obras de arte ao ar livre e abrigará exposições, peças de teatro e cursos.

— É um ponto central que vai oferecer cultura e criatividade com acesso livre para todos os moradores. A gestão do espaço ficará por conta da administração dos condomínios — ressalta Niceli.

A Calçada vai implementar no Jardim da Barra, na Barra Olímpica, e no Bueno, no Centro do Rio, o Espaço Podcast para gravação de conteúdo pelos moradores. Toda a infraestrutura necessária será disponibilizada pela construtora: sala com isolamento acústico, microfones e equipamentos de última geração.

Já no Espaço Influencer, o morador terá um ambiente especializado de produção de conteúdo para redes sociais, como Instagram, YouTube ou TikTok, uma sala estruturada com foco na criação de conteúdo, com iluminação adequada para gravação de vídeos, produção de fotos e chroma key exclusivo, que possibilitará o uso de efeitos visuais na edição do material produzido.


Ver online: Extra