Estádio do Flamengo: podcast de sindicato da construção civil traz informações sobre a obra

em O Globo, 26/julho

Episódios do Sinduscast abordam alguns dos principais temas de interesse público do Rio. O convidado, desta vez, foi o deputado Pedro Paulo.

O setor da construção civil e o mercado imobiliário estão em franca expansão no Rio de Janeiro. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio (Sinduscon-Rio), o setor registrou um aumento de 18% nas vendas de imóveis em 2023 em relação a 2022. O anúncio da construção do estádio do Flamengo também é promessa de boas novas para o segmento. Devido ao cotidiano agitado, no entanto, nem sempre o cidadão comum consegue perceber o impacto que esse crescimento pode trazer para a cidade.

Para abastecer a população de informações e dados precisos sobre o assunto, o Sinduscon-Rio lançou, há dois meses, um canal de comunicação direta com o cidadão. O Sinduscast Rio, que tem podcasts e videocasts produzidos pelo sindicato, aborda, a cada edição, um tema ligado aos setores de construção civil e imobiliário.

– Pensamos em um canal que alcançasse o máximo de pessoas para que pudéssemos trazer informações menos técnicas, de fácil entendimento para o público em geral – conta Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio e apresentador do programa.

Os episódios são divididos por temas e contam sempre com a participação de um convidado. O último dos quatro programas – que já estão disponíveis nas principais plataformas – teve a presença do deputado federal e ex-secretário municipal de Fazenda Pedro Paulo. O deputado falou sobre empreendimentos do futebol e os impactos econômicos para o Rio.

– As pessoas precisam saber como ficarão a região do Gasômetro e o trânsito com a construção do estádio do Flamengo, essa é uma questão polêmica. Quisemos trazer tudo isso no episódio, para as pessoas entenderem que, antes de uma construção dessas começar, existe um relatório de impacto de vizinhança, de trânsito, viário e medidas mitigadoras para evitar futuros problemas. Como entidade de classe, temos a obrigação de trazer informações para que o cidadão possa tomar decisões e formar opiniões – observou Hermolin.

Na entrevista, Pedro Paulo exaltou a importância da construção civil para a cidade, afirmou que a construção do estádio vai atrair mais empreendimentos para a região portuária do Rio e elogiou a iniciativa do Sinduscon-Rio em criar um canal de comunicação com a população:

– No Rio, a construção civil é um dos setores que mais empregam, emprega com carteira assinada e gera renda. O podcast vai coroar todo o movimento que o Sinduscon-Rio tem feito, em parceria com o poder público. Vimos no Plano Diretor como foram importantes a organização e a consciência do setor – destacou.

Programas vão repercutir informações da mídia

Os temas escolhidos para o podcast vão se desenvolvendo dentro do que Hermolin e a equipe percebem como curiosidade do público em geral, a partir de consultas a reportagens e informações que saem na mídia. Além do episódio que teve a participação de Pedro Paulo, o podcast já abordou assuntos como o Plano Diretor do município, a transformação do Porto Maravilha e as perspectivas para o mercado imobiliário do Rio. Hermolin adianta que os novos temas já estão definidos:

– Queremos falar sobre o Centro de Operações e a relevância que ele tem na cidade, com informações sobre a dinâmica do Rio, trânsito, meteorologia, alertas de desastres; sobre os imóveis- butique, que viraram quase que obras de arte na cidade; queremos trazer o tema da liderança feminina no nosso setor, que muitos ainda veem como muito masculino, mas não é verdade; e vamos trazer também a questão da capacitação e formação de mão de obra, para atrair os jovens para a construção civil.


Ver online: O Globo