Novos residenciais se alinham às tendências da vida moderna

em Extra, 13/outubro

Itens inseridos nas áreas comuns de prédios atendem a desejos dos futuros moradores.

As mudanças de comportamento e de hábitos pós-pandemia e a introdução de novas tecnologias na rotina das pessoas estão no radar das construtoras. Os lançamentos recebem itens diferenciados para atender às novas necessidades dos futuros moradores. A ideia é estar constantemente alinhados às tendências e ao estilo de vida moderno. Nos projetos do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e naqueles de médio padrão, esses “mimos” já são realidade.

A Riva Incorporadora está implementando uma série de novidades nos seus empreendimentos de São Cristóvão (Origem Porto Real e BeOn Porto Residencial) e do Pechincha (Villa Santé). Os minimercados já fazem parte dos projetos. As novidades ficam por conta do Espaço Beleza, um pequeno salão para os moradores, e da ampliação da guarita da portaria para abrigar o espaço delivery, com geladeira, cabides de roupas, prateleiras e sistemas de lockers, similares aos dos aeroportos.

O boom de aplicativos de entrega de comida e de compras on-line foi um incentivo para a empresa pensar nessas comodidades, explica Adriano Nobre, diretor Comercial e de Incorporação da Riva.

— Nesse tipo de guarita, o entregador não precisa mais entrar no condomínio. Assim que a entrega é feita, o morador recebe um SMS com a senha de acesso ao armário para a retirada das mercadorias — destaca o diretor.

O coworking, que ganhou força depois da pandemia, não é exatamente uma novidade nos empreendimentos, mas, diante do novo hábito de trabalho híbrido, é hoje um item indispensável nos residenciais. Os projetos também estão disponibilizando vagas específicas para a lavagem de carros e um espaço dedicado ao embarque e desembarque de passageiros de carros de aplicativo.

A academia ao ar livre é outra tendência dos empreendimentos, que acabou se tornando um espaço de crossfit. Nos próximos projetos, a Construtora Riva pretende colocar vagas para carros e bicicletas elétricos, com pontos de recarga de bateria.

— Outra novidade boa são as praças de convivência dentro dos condomínios, com espaço estilizado para food truck, com instalação elétrica e luzes parecidas com aquelas de quermesse. A administração do condomínio tem a possibilidade de fazer eventos gastronômicos, e os moradores não precisam sair para comer algo legal e diferente — informa Nobre.

A MP Construtora também está atenta ao boom de compras on-line e está colocando em todos os seus projetos do Minha Casa, Minha Vida as chamadas centrais de delivery, que ficam próximas à portaria, com entrada exclusiva para os entregadores, que não precisam ter acesso ao condomínio para deixar as encomendas. Os minimercados também se tornaram indispensáveis, depois que a administração de um condomínio entregue pela empresa destinou o espaço por conta própria.

— Percebemos que era algo esperado e está dentro do nosso objetivo facilitar e trazer o máximo de conforto para os moradores. Queremos que eles possam fazer quase tudo dentro do condomínio.

Nas áreas comuns dos empreendimentos, as construtoras estão colocando tomadas USB, lavanderias compartilhadas e vagas para bicicletas e carros elétricos. A possibilidade de aluguel de carro dentro do próprio condomínio também é uma realidade.

Thays Goes, gerente de Desenvolvimento de Produto Living e Vivaz, diz que, além dos espaços delivery e dos minimarkets, um item em alta são as oficinas compartilhadas, com ferramentas úteis ao dia a dia das pessoas.

— As pessoas querem soluções criativas, e os investimentos são direcionados para oferecer a melhor relação custo/benefício e potencializar as possibilidades dos projetos.

Projetos têm ambientes para os ‘instagramáveis’

Sala com isolamento acústico é ideal para gravação de vídeos e conteúdos

Espaços verdes e para exercícios ao ar livre, além de áreas para descanso, são a aposta da Novolar em seus projetos, segundo Thiago Crespo, gerente Comercial Regional RJ da construtora. Ele avalia que esses locais são essenciais para atender às necessidades físicas e mentais dos moradores, que podem desfrutar um ambiente saudável e equilibrado.

A empresa também está atenta a soluções sustentáveis, que são uma preocupação constante do público, e vem incluindo em seus novos empreendimentos painéis solares, iluminação LED com sensores de presença, estações de recarga para carros elétricos e sistemas de reúso de águas pluviais e cinzas.

— O objetivo é trazer para esse segmento tecnologias e recursos que tradicionalmente são encontrados em empreendimentos de alto e médio padrões, tornando-os acessíveis ao

público dos projetos econômicos. Os clientes do Minha Casa, Minha Vida buscam equilíbrio entre qualidade e preço e valorizam soluções que ofereçam conforto, segurança e economia — diz o gerente. A Calçada, por sua vez, está atenta ao surgimento

de novas profissões. No Kauai, que fica no Recreio, a construtora criou o Espaço Podcast, uma sala com isolamento acústico, microfones e toda a aparelhagem necessária para a gravação de vídeos; e o Espaço Influencer, local com ambiente apropriado para o morador produzir seus conteúdos, seja para Instagram, YouTube ou TikTok.

— No Bueno Studios Lifestyle, na Saara, transformamos o lobby nos inspirando em recepções de hotéis, com áreas de delivery e administrativa — comenta Bruno Oliveira, diretor Comercial e de Incorporação da Calçada.


Ver online: Extra