Marcas dos Cariocas 2024: imóveis

em O Globo, 13/dezembro

Novos formatos de lançamentos e escolha criteriosa de terrenos são estratégias para atrair o carioca em busca da casa própria.

As incorporadoras estão otimistas com o mercado imobiliário carioca. A Tenda, que já vinha ficando entre as marcas mais admiradas no Rio, conquistou o topo do ranking no ano em que lançou na cidade seu primeiro condomínio de edifícios.

Com foco na moradia social, atendida pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), a Tenda trabalha, principalmente, com edifícios residenciais. Para Patrick Pierro, gerente regional da Tenda no Rio, a Zona Norte tem potencial para a expansão de conjuntos habitacionais do MCMV. Daí o lançamento do Elevato Bonsucesso, nas cercanias da Linha Amarela, com duas torres de 18 pavimentos, apartamentos de dois quartos em pouco mais de 30 metros quadrados e área de lazer.

— O produto já havia sido desenvolvido em São Paulo e Bahia e faz sua estreia na Zona Norte do Rio, atual região foco de atuação e expansão da Tenda — diz Pierro, que prevê lançar neste ano 30% mais unidades na cidade do que em 2023.

A MRV, que foca nas moradias do MCMV, é a segunda mais admirada entre as construtoras. De 2023 a 2024, lançou 3,9 mil unidades no Rio, em 11 empreendimentos. O mais recente é o Reserva Redentor, em Triagem, na Zona Norte, complexo de quatro condomínios com 400 apartamentos.

Também há otimismo no mercado de alto padrão, no qual atua a RJZ Cyrela, a terceira marca mais admirada. Segundo o diretor-geral da empresa, Michel Gottlieb, a estratégia é encontrar os melhores terrenos de cada região, para oferecer inovações e diferenciais em relação aos demais empreendimentos na área.

Um exemplo é o Gate by Yoo, com 579 estúdios na Avenida Beira-Mar, quase em frente ao Aeroporto Santos Dumont e com vista para o Pão de Açúcar, que vendeu todas as unidades em apenas três dias.

— Buscamos sempre fazer algo diferente em relação ao que existe em cada região — diz Gottlieb.

As 6+

  • Tenda
  • MRV
  • RJZ Cyrela
  • Gafisa
  • Cury
  • Direcional Engenharia

Veja como a pesquisa foi feita

Nem todas elas nasceram no Rio, mas não importa o local de origem, elas aprenderam a falar o carioquês e a entender o que faz a diferença para quem vive na cidade. As marcas que são a cara do Rio, que respeitam o consumidor e o meio ambiente e as vencedoras em mais de 40 categorias são apresentadas em pesquisa feita pelo GLOBO em parceria com a TroianoBranding.

Para acompanhar a evolução dos hábitos de consumo, a cada ano, o estudo se renova, com a entrada e, eventualmente, a saída de algumas categorias. Em 2024, novos itens passaram a ser pesquisados, como Meios de Pagamento, Cuidados com o Bebê, Internet Banda Larga, Laboratório de Análises Clínicas e Lojas de Eletrodomésticos.

Em sua 15ª edição, o projeto Marcas dos Cariocas foi realizado em duas etapas. Na primeira fase, os entrevistados identificaram espontaneamente as marcas, por categoria. Foram ouvidas 2.150 pessoas, com uma média de respostas de 457 por categoria. As marcas foram citadas espontaneamente, sem qualquer estímulo visual.

O consumidor seleciona qual marca está associada a uma das seis dimensões do consumo:

Qualidade: oferece produtos e serviços de qualidade;
Respeito: respeita o consumidor;
Preço: vale o que custa;
Identidade: combina comigo;
Evolução: está sempre se renovando;
ESG: é uma marca preocupada com questões ambientais, sociais e éticas.

Na segunda fase, o objetivo é construir o ranking por categoria. Neste momento, cada um dos entrevistados foi exposto a cinco categorias, seguindo um sistema de rodízio no qual todas as categorias e marcas foram expostos de forma equitativa. As marcas foram apresentadas nominalmente, sem o recurso gráfico da logomarca. Os participantes da pesquisa avaliaram as marcas que conheciam, mesmo que só tenham ouvido falar delas.


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