Showroom com experiência: a bola da vez no alto padrão
em Valor Econômico / Imóveis de Valor, 13/dezembro
Ambientes de convivência com serviços, alta tecnologia e gastronomia são estratégias para levar potenciais clientes a uma vivência próxima do que será o empreendimento no futuro.
Nem só de apartamentos decorados vive o showroom imobiliário no segmento de alto padrão em São Paulo. Recentemente, as incorporadoras têm apostado em estratégias híbridas, que combinam as unidades-modelo com um farto menu de experiências, incluindo gastronomia de chef internacional, ambientes com mobiliário assinado e alta tecnologia.
Em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, a Even Construtora e Incorporadora S.A. investiu em um “sale center” luxuoso, com paisagismo de Alex Hanazaki e um superdecorado de 370 metros quadrados — o maior da cidade — assinado pelo arquiteto Gui Mattos.
Além disso, a empresa conta com a parceria da proptech Barts&Co. para vender os apartamentos mais exclusivos da torre residencial. A empresa desenvolveu uma ferramenta de realidade virtual capaz de reproduzir com imenso realismo não apenas o interior das moradias, mas também as áreas comuns do empreendimento.
“É uma solução digital imersiva, feita com óculos ‘hightech’, que transporta a pessoa para dentro do apartamento”, explica Alessandro Bartelle, CEO da Barts&Co, acrescentando que a ferramenta reduz o tempo de tomada de decisão do potencial comprador.
Segundo ele, a cobertura do Faena São Paulo foi vendida com o uso da tecnologia. “O negócio foi fechado em duas semanas. O cliente viu o imó- vel nos mínimos detalhes e sentiu confiança para concretizar a compra”, diz Bartelle.
Ainda mais inusitada, a experiência de compra do Praça Higienópolis, da incorporadora SKR, está centrada no boulevard a céu aberto, de 2,7 mil metros quadrados, cercado de lojinhas, mesas ao ar livre e dois decorados. “Criamos uma praça totalmente integrada ao bairro, ‘pet friendly’, para receber os clientes e os futuros vizinhos também”, explica Ana Paula Romano, diretora de Marketing da SKR.
As unidades concebidas por Fernanda Marques e Todos Arquitetura, segundo ela, já receberam mais de 800 visitas em 60 dias de lançamento. “As pessoas vêm curtir o lugar, beber uma taça de vinho ou tomar um café, mas acabam visitando os apartamentos e fechando negócio. Cada estratégia precisa respeitar o local, dialogar com o bairro e oferecer uma experiência única. É o que mais as pessoas querem hoje em dia”, diz.
Quem tiver visita agendada para conhecer o showroom do novíssimo allard Oscar Freire by Gafisa, nos Jardins, inaugurado nesta semana na capital paulista, pode se preparar: não há apartamentos decorados no espaço. No lugar, há pâtisserie assinada por chef renomado, bar e ambientes ultrassofisticados, com mobiliário de design e curadoria de arte para recepcionar os clientes.
A proposta da incorporadora foi promover uma imersão no conceito de luxo que Alexandre Allard criou no complexo Cidade Matarazzo na Bela Vista, e que será traduzido no novo projeto. As paredes revestidas de madeira, o piso de mármore na entrada e nos “toilettes”, os lounges com móveis de designers brasileiros aclamados e os doces do chef confeiteiro porto-riquenho Antonio Bachour — que comanda o restaurante pop-up Mata Café — dão conta do recado no quesito encantamento.
“As referências ao Cidade Matarazzo servem para legitimar o novo projeto e levar as pessoas a perceber o nível do empreendimento. Já os confeitos do Bachour são perfeitos para receber os clientes”, explica Luis Fernando Ortiz, vice-presidente de Negócios da Gafisa.
O espaço de 600 metros quadrados conta ainda com um ambiente para demonstração dos revestimentos de madeira e mármores nacionais, que serão utilizados nas áreas comuns do condomínio, e com o trabalho de lapidação de pedras e acabamentos da Ateliers de France, além da sala de cinema, que apresenta o vídeo promocional e as plantas das unidades, e um jardim interno com vista para a cozinha da cafeteria concebida para pequenos eventos. Ah, e ainda tem uma maquete do empreendimento.
“Buscamos fazer com que as pessoas tenham a sensação de estar em casa, sem ter pressa ou precisar preencher um cadastro para ser atendido”, afirma Ortiz.
Na mesma linha do conforto extremo, a Plaenge fez um imenso living no showroom do empreendimento Etmo Jardins. Desenvolvido pelo escritório LW Design Group, o ambiente traz itens de design assinados e ainda recebe os “prospects” com uma degustação do café especial Jacu.
“Acreditamos que o luxo silencioso está profundamente relacionado às sensações de bem-estar e conforto. Por isso, nada melhor do que fazer o cliente se sentir na sala de sua futura casa para vivenciar todos os detalhes do projeto”, diz Fernando Motta, superintendente regional da Plaenge em São Paulo.
Segundo ele, a receptividade ao conceito do espaço tem sido excelente. “Recebemos cerca de 25 potenciais clientes por semana, e nossas pesquisas apontam grande satisfação com o projeto e o apartamento decorado e com a forma e a qualidade do atendimento”, afirma.
O decorado do showroom da Plaenge tem 181 metros quadrados. O valor de lançamento do metro quadrado é de R$ 43 mil.
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